Pesquisas eleitorais já podem ser registradas na Justiça Eleitoral
O registro deve ser feito até cinco dias antes da divulgação dos resultados da pesquisa

Todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em possíveis candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 já podem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conforme a Lei das Eleições, no artigo 33, o registro deve ser feito até cinco dias antes da divulgação dos resultados.
As entidades ou empresas devem informar a identificação do contratante da pesquisa e o número de CPF ou CNPJ e os dados referentes à coleta da amostra da pesquisa, como a metodologia e o período de realização e origem dos recursos para a realização. Além disso, também é necessário explicitar o nome do profissional responsável pela amostra, junto com a assinatura com certificação digital e o número do registro no Conselho Regional de Estatística.
A divulgação de pesquisa eleitoral sem o prévio registro dos critérios exigidos pela resolução do TSE sujeita os responsáveis, que também podem ser veículos de comunicação, à multa, que vai de R$ 50 mil a R$ 100 mil. Apesar da obrigatoriedade do registro, a divulgação dos resultados não é obrigatória.
Pesquisas eleitorais
É importante ressaltar que as pesquisas eleitorais não devem ser confundidas com sondagem eleitoral ou enquete. Enquanto estas não utilizam métodos e procedimentos científicos, as pesquisas eleitorais são um recurso efetivo e científico para identificar as preferências das eleitoras e dos eleitores durante o processo eleitoral.
Texto: Assistência de Jornalismo com informações do TSE
Arte: TSE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 09/01/2024 - 17h24
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube