TRE-PR adere à Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase
Como símbolo da campanha, o edifício-sede e o Fórum Eleitoral de Curitiba estão iluminados com a cor roxa
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aderiu ao Janeiro Roxo, que simboliza a Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase. Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce, o edifício-sede e o Fórum Eleitoral de Curitiba estão iluminados com a cor roxa desde quinta-feira (18).
A campanha vai até o dia 30 de janeiro, quando se comemora o Dia Mundial da Hanseníase, data foi criada pelo jornalista e ativista francês Raoul Follereau em 1954. No Brasil, pela Lei nº 12.135/2009, foi instituído o último domingo do mês como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados a cada ano no Brasil, que concentra mais de 90% dos casos na América Latina. Com aproximadamente 85% dos casos nacionais, as regiões de maior incidência da hanseníase são o Nordeste, o Centro-Oeste e o Norte.
Diagnóstico e Prevenção
Causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, conhecida como bacilo de Hansen, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta os nervos e a pele. Os principais sintomas presentes nos diagnosticados são inchaço e dores nas mãos, pés e articulações, manchas sensíveis à temperatura na pele, redução de força muscular, febre e caroços no pescoço.
Ao ser diagnosticado, o paciente deve iniciar imediatamente o tratamento com os medicamentos prescritos para evitar incapacidades físicas. Quem convive com parentes com a doença pode se prevenir fazendo o exame dermato-neurológico e a aplicação da vacina BCG. Tanto o tratamento quanto a vacina são gratuitos e disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 23/01/2024 - 16:49
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube