2º dia do XXI Encontro Nacional do CODEJE encerra com votação de representantes regionais
O evento também discutiu o combate ao capacitismo e a educação midiática contra a desinformação

Nesta sexta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sediou o segundo e último dia do XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE). O evento, realizado no edifício-sede do TRE-PR, teve transmissão ao vivo pelo YouTube.
O presidente do CODEJE, desembargador Jorge Luiz Dall’Agnol, fez a abertura do evento. A seguir, o secretário-executivo da EJE do Espírito Santo, Vinícius Quintino de Oliveira, apresentou as avaliações diagnósticas do Sistema EJE. No fim da manhã, o diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, promoveu um diálogo com os diretores das escolas, discutindo e aprovando a Carta CODEJE, redigida pelas coordenadoras e coordenadores, em sua integralidade.
Pela tarde, houve uma visita à Escola de Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz, no edifício-sede do TRE-PR. O presidente do Instituto Mais Cidadania, professor doutor Roosevelt Arraes, apresentou o Jogo das Eleições, que, de forma lúdica, promove uma reflexão sobre questões éticas do processo eleitoral.
O secretário geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), doutor Luiz Gustavo de Andrade, falou sobre a atuação da Academia.
Pela tarde, o chefe da Seção de Educação Continuada do TRE do Rio Grande do Sul, Dione Santos de Almeida, junto com o desembargador Jorge Luiz Dall'Agnol, ministrou uma aula sobre crimes no ambiente digital e educação midiática como forma de combater a desinformação.
Ao final do encontro, o presidente do CODEJE agradeceu a hospitalidade do TRE-PR. O diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Fogaça, destacou que sediar o encontro “é uma oportunidade que engrandece o Tribunal”.
Combate ao capacitismo
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, em um painel com a cantora e compositora Sara Bentes e o secretário de Comunicação Social do TRE-GO, Brazil Nunes, falou sobreo papel das EJEs no combate ao capacitismo. O debate foi mediado pela coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR, Melissa Diniz Medroni.
Durante a apresentação, foram retomadas algumas das iniciativas de acessibilidade do TRE-PR, como a Cartilha de Linguagem Cidadã e a campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias nas Eleições de 2024. Além disso, também foi lançado um projeto com recursos de acessibilidade para instrumentalizar e dar acesso à informação para que pessoas com deficiência se candidatem nas eleições.
Eleição de representantes
Ao final do evento, foi realizada a votação para os representantes do CODEJE nas macrorregiões do Brasil, com exceção da região Centro-Oeste. Na região Sul, o diretor executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, foi eleito como representante, por aclamação.
Leia mais
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube