Autoridades e assessores do TRE-PR, TRT9 e TJPR participam de “Oficina de Linguagem Simples”

Encontro, realizado na sala do Liods, teve teoria e prática de simplificação de decisões judiciais

Fotografia de várias pessoas, entre homens e mulheres, sentadas em cadeiras azuis ao redor de me...

Na tarde desta quarta-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou uma “Oficina de Linguagem Simples” para membros da Corte Eleitoral e oficiais de gabinete, Ministério Público Eleitoral, autoridades, servidoras e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) e do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). 

A juíza-auxiliar da Presidência do TRT9 doutora Simone Galan de Figueiredo descreveu a capacitação como de extrema importância para a acessibilidade no Poder Judiciário. “Espero que a gente possa melhorar bastante a nossa comunicação”, declarou.

O encontro foi uma iniciativa do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) do TRE-PR, dirigido pelo desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, em parceria com a Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM).

A coordenadora de Comunicação Social do TRE-PR, Melissa Diniz Medroni, fez uma exposição teórica sobre o tema e, a seguir, aplicou um exercício prático paraa simplificação de uma decisão judicial.

A assistente de Comunicação Visual, Taís Furmann, apresentou um modelo de mandado de citação criado com linguagem simples, a partir dos princípios do Direito Visual, para ser utilizado pelos cartórios eleitorais. 

O que é 

A Linguagem Simples é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de modo compreensível para todas as pessoas. Para isso, atende a critérios de organização das informações mais importantes, escolha de palavras conhecidas, busca por clareza e objetividade em atos administrativos e judiciais. O TRE-PR é signatário do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.

Presenças

O encontro também contou com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; do vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; dos desembargadores eleitorais Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça e Guilherme Frederico Hernandes Denz; do procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy, além de servidoras e servidores dos gabinetes dos membros da Corte.

Pelo TRT9, além da doutora Simone Galan de Figueiredo, participaram a assessora de gabinete do desembargador Arion Mazurkevic, Danielle Correa Polak Sigwalt; o assessor de gabinete da desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora, Gustavo Cezar Guntowski; a assessora de gabinete do desembargador Sergio Guimarães Sampaio, Alessandra Possenti Bonaza Fogaça; e o assistente de gabinete da desembargadora Thereza Cristina Gosdal, Pedro Henrique Fontes Pinto de Azevedo.

Representando o TJPR, estiveram presentes as assessoras de gabinete de desembargadores Fernanda Lopez de Alda e Gislaine Fernanda de Paula.  


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido