Campanha no Caminho da Paz é lançada oficialmente na Alep
Foram apresentados também projetos de inclusão de pessoas com deficiência do TRE-PR
Nesta segunda-feira (8), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, lançou oficialmente, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, que busca conscientizar sobre a importância de se promover um pleito tranquilo e seguro para todas as pessoas, sem desinformação e violência, que respeite as cotas de gênero e a legislação eleitoral.
O presidente do TRE-PR solicitou o apoio da sociedade e de políticos na adesão àcampanha. “Queremos que as Eleições Municipais transcorram em paz, sem que as pessoas se digladiem, que famílias sejam desunidas e amizades desfeitas. Nós sabemos que faz parte do processo eleitoral a disputa, mas que seja a disputa das ideias”, declarou o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
O incentivo à participação das pessoas com deficiência (PcDs) como mesárias nas eleições foi outro tema abordado. “Buscamos fazer uma campanha contra o capacitismo e dar visibilidade a pessoas cadeirantes, surdas, cegas, com deficiência intelectual, autismo e síndrome de Down para que elas possam trabalhar nas eleições”, declarou. A expectativa do TRE-PR é ter pelo menos duas PcDs em cada local de votação no Paraná, alcançando cerca de 10 mil inscrições.
Na ocasião, também foi apresentado um teaser do projeto “Resoluções Acessíveis”, que vai disponibilizar para a população cega e surda as normativas eleitorais em áudio, legenda e língua brasileira de sinais (Libras). Os conteúdos, publicados no canal do TRE-PR no Youtube, buscam subsidiar e instrumentalizar pessoas com deficiência para que elas tenham acesso às informações necessárias para se candidatar nas eleições.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estiveram presentes pelo TRE-PR o juiz membro da Corte, desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni; e o chefe da Assessoria Militar, major Nairo de Oliveira Cardoso da Silva.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube