Campanhas de inclusão do TRE-PR são apresentadas no evento “Transtorno do Espectro Autista e o Poder Judiciário” do TJPR
Com a participação do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, encontro buscou promover a compreensão das múltiplas particularidades da vida de uma pessoa com TEA
Na manhã desta sexta-feira (26), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, ministrou palestra no evento “Transtorno do Espectro Autista e o Poder Judiciário”, promovido pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O encontro, realizado na modalidade híbrida, foi transmitido ao vivo pelo YouTube.
O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson apresentou a campanha do TRE-PR de incentivo à participação de pessoas com deficiência (PcDs) como mesárias nas Eleições 2024. A iniciativa está alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025 da Justiça Eleitoral do Paraná, que visa contribuir com uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Na ocasião, foi exibido um vídeo da influenciadora com síndrome de Down e embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que convida PcDs a ajudarem na organização do pleito e participarem da democracia. “Juntos, nós fazemos a diferença”, ela reforçou.
O encontro
O objetivo do evento foi promover a compreensão das múltiplas particularidades da vida de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e entender suas necessidades, de forma a propiciar um ambiente mais acessível e inclusivo para todas as cidadãs e todos os cidadãos.
Ao longo do encontro, foram abordadas as diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, instituídas pela Lei n° 12.764/2012. Os palestrantes também apresentaram o Código Estadual da Pessoa com Espectro Autista, resultado da consolidação de onze leis em vigor no Paraná e 43 projetos de lei em tramitação.
Presenças
A abertura do evento foi realizada pelo presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. Além do presidente do TRE-PR, as palestras contaram com a participação do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado estadual Evandro Araújo; do secretário dessa Comissão, professor Luciano Pereira dos Santos; do defensor público do Paraná, doutor Fernando Redede; da advogada e especialista em Direito Médico, doutora Renata Farah; e do juiz substituto do TJPR, doutor Luis Ricardo Catta Preta Silva Fulgoni.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube