Capacitação para jornalistas do “Por dentro das eleições” trata de pesquisas e enquetes
Aula, realizada no Fórum Eleitoral de Curitiba, foi ministrada pelo oficial de gabinete do TRE-PR Adwilhans Luciano de Souza
Nesta quarta-feira (10), aconteceu a quinta etapa da capacitação para jornalistas do projeto “Por dentro das eleições”, promovido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM) com o apoio da Seção de Capacitação (SCA), integrante da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). A aula, realizada na de treinamento do Fórum Eleitoral de Curitiba, abordou o tema “pesquisas e enquetes”.
Especialista em Direito Eleitoral e Processo Civil, o servidor Adwilhans Luciano de Souza, oficial de gabinete do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), ministrou a capacitação.“O encontro com jornalistas foi bem interessante. Falamos sobre pesquisas eleitorais e enquetes, comentando os erros e os problemas que as pessoas têm na percepção do papel da pesquisa”, declarou.
Adwilhans explicou a diferença entre pesquisa (com base científica e intermediação de um entrevistador) e enquetes (cuja manifestação é espontânea). Ele também reforçou que as pesquisas eleitorais só podem ser divulgadas caso sejam registradas na Justiça Eleitoral, uma vez que elas devem seguir critérios previstos em lei, como, por exemplo, amostra representativa, que considera a realidade da população (escolaridade, sexo, perfil econônico etc.), com base em informações disponíveis em bancos de dados públicos.
Na sequência, o palestrante destacou que caso haja erro na metodologia da pesquisa - como falhas, má conduta ou tentativa de fraude - é possível que algum legitimado (Ministério Público, candidatos, partidos ou coligações) solicite a impugnação do material. Caso isso ocorra, é possível acompanhar o processo pelo sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Além disso, Adwilhans salientou que a pesquisa estabelece um diagnóstico de momento, mas não um prognóstico, ou seja, não adivinha o resultado das eleições. Portanto, podem ocorrer divergências entre o resultado entre ambos, devido a fatores como a desatualização dos bancos de dados públicos (que interferem na amostragem) e o efetivo número de abstenções no dia do pleito (pois alguns grupos costumam se ausentar com mais frequência, como aqueles para quem o voto é facultativo).
Presenças
Participaram da capacitação os jornalistas Henrique Cabral Rodriguez, Rubens Marchi Filho, Silvana Ukachenski e Emeline Hirafuji da RPC; e Barbara Schiontek, da Tribuna do Paraná.
Pelo TRE-PR, estiveram presentes a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni; o servidor da 145ª Zona Eleitoral de Curitiba, Jaime Nunes Filho; as servidoras requisitadas Marielen de Fátima Karvat Duarte e Milena do Nascimento; o contratado Bernardo Nadaleti Gonzalez; as contratadas Ana Bely Cardoso Batista e Carla Giovana Tortato; o estagiário Luís Schuh Bocatios; e as estagiárias Fernanda Proença da Silva e Julia Almeida Moreira.
Por dentro das eleições
O projeto “Por dentro das eleições” busca capacitar profissionais da imprensa para a cobertura das Eleições 2024, além de propor caminhos para novas pautas informativas de prestação de serviço ao eleitorado. Em uma série de aulas sobre os processos eleitorais, os jornalistas podem tirar dúvidas e aprender com servidoras e servidores do Tribunal.
A aula inaugural, realizada em 21 de março, tratou do tema cadastro eleitoral e biometria. No dia 11 de abril, aconteceu a capacitação sobre convenções partidárias e registros de candidaturas; no dia 25 de abril, foi abordada a segurança do processo eletrônico de votação; e, no dia 13 de junho, os assuntos foram financiamento de campanha e prestação de contas.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube