Infodip é apresentado na 14ª edição do “Disseminando Boas Práticas do CNJ”
O Sistema, implementado nacionalmente em 2021, recebe informações para a atualização do cadastro eleitoral
Nesta terça-feira (30), o coordenador de Cadastro Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral Paraná (TRE-PR), Cleber Willian Rodrigues de Lara, apresentou o Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos (Infodip) na 14º edição do encontro “Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O sistema, implementado no TRE-PR em 2013, serve como uma ferramenta para organizar informações provenientes de todo o Judiciário para atualizar e gerir o cadastro eleitoral. Por meio dela, é possível tornar mais ágil o processamento de comunicações de óbito, suspensão e/ou restabelecimento de direitos políticos e hipóteses de inelegibilidades.
O servidor apontou que o Infodip foi criado com base em um diagnóstico do fluxo de comunicações do Tribunal. Assim, a iniciativa tinha como objetivos padronizar o meio de recebimento da informação, facilitar diligências e distribuir as comunicações automaticamente.
Em 2021, o Sistema passou a ser utilizado por outros Tribunais Regionais Eleitorais do país, além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, a base de dados do Infodip passou a ser centralizada no TSE, não mais em cada regional eleitoral separadamente. A medida serviu para unificar e facilitar a troca de informações.
Auditoria Interna
A 13ª edição do Disseminando Boas Práticas do CNJ também contou com a participação do TRE-PR. A coordenadora de Auditoria Interna, Giane Dos Santos Wippich, detalhou a iniciativa da Secretaria de Auditoria Interna (SECAUDI) que busca facilitar a compreensão sobre o processo de auditoria.
Por meio de um fluxograma, o conhecimento sobre os procedimentos e os processos de auditoria é repassado às servidoras e aos servidores pelo mapeamento, feito com a modelagem BPMN.
Disseminando Boas Práticas
O objetivo da iniciativa é apresentar e divulgar práticas do sistema Judiciário que são vistas como referência para outros órgãos da Justiça. Além da apresentação das práticas, durante o evento, os participantes podem esclarecer dúvidas ao vivo.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube