Página Eleições de 2024 do TSE facilita acesso a informações essenciais sobre o pleito
Entre as informações disponíveis no site estão as normas para as eleições e os canais de denúncias de irregularidades
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza as principais informações sobre as Eleições de 2024 em uma página própria para a consulta de eleitoras, eleitores, candidatas e candidatos.
Por meio da página, é possível acessar informações sobre o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o calendário eleitoral, o canal do mesário, as normas e documentações sobre o pleito. Além disso, o site também disponibiliza vídeos para esclarecer dúvidas sobre as eleições com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Serviços
No site, as eleitoras e os eleitores podem acessar facilmente os seguintes serviços:
- Local de votação: para conferir o local de votação, a eleitora ou o eleitor deve clicar na opção “Consulta ao local de votação”, abaixo do título “Local de votação”, localizado no campo retangular em amarelo. Para consultá-lo, será necessário informar o nome completo ou o CPF, a data de nascimento e o nome da mãe;
- Simulador de votação: a fim de familiarizar as eleitoras e os eleitores com a urna eletrônica, é possível treinar o voto virtualmente pelo simulador de votação. Para acessá-lo, deve-se clicar na opção “Simulador de votação”, abaixo do título “Urna eletrônica”. Na página do simulador, a usuária ou o usuário deve acessar “Eleições Municipais”;
- Informações sobre os resultados das eleições: no tópico “Totalização e resultado”, as eleitoras e os eleitores podem consultar documentos e informações exigidas pelo TSE para a divulgação dos resultados das eleições, clicando em “Informações técnicas sobre a divulgação de resultados”, e baixar o aplicativo Boletim na Mão para visualizar uma cópia digital dos boletins de urna, selecionando a opção “Aplicativo Boletim na Mão”.
Para as candidatas, os candidatos e os partidos políticos, a seguir estão algumas das opções disponíveis no site:
- Consulta à legislação: pela opção “Acesse matérias explicativas sobre as resoluções das Eleições 2024” e “Normas e documentação”, abaixo do título “Legislação”, é possível consultar, na íntegra, as normas que regem as Eleições de 2024, além de textos explicativos sobre elas;
- Calendário eleitoral: os principais prazos da eleição, como o período de registro de candidaturas e de propaganda eleitoral, podem ser consultados na opção “Calendário eleitoral”, nos destaques da página, ao lado do banner das Eleições 2024.
Canais de denúncia
A página das Eleições 2024 reúne, na opção “Denúncia”, os meios da Justiça Eleitoral para receber denúncias de irregularidades. Pelo Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), disponível na opção “Sistemas de alertas”, é possível denunciar desinformação que atinge a integridade da Justiça Eleitoral, por exemplo. As denúncias de assédio eleitoral devem ser feitas pelo site do Ministério Público, na opção “Assédio eleitoral”.
As eleitoras e os eleitores também podem denunciar e enviar dúvidas sobre conteúdos veiculados em redes sociais e portais de notícias para o projeto Gralha Confere, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Após receber a denúncia, a equipe do TRE-PR faz a verificação jornalística das informações e classifica os conteúdos em “falso”, "verdadeiro” ou “impreciso”.
Mesários
Para se inscrever como mesária ou mesário voluntário, basta clicar na opção “Mesário” nas opções em destaque ao lado do banner das Eleições 2024 no site. Após selecionar a opção, que direciona à página do TSE, a usuária ou o usuário deve clicar em “Quero ser mesário ou mesária” e, em seguida, selecionar o estado em que reside ao final da guia. A opção “PR” leva ao formulário no site do TRE-PR, que deve ser preenchido com os dados da eleitora ou eleitor.
Caso já tenha feito o cadastro de mesária ou mesário, ao selecionar a opção “Já sou mesária/mesário”, a cidadã ou cidadão poderá consultar informações relativas ao treinamento, à vídeos, à manuais e à página de dúvidas frequentes sobre benefícios, convocação e atuação dos mesários.
Mesários com deficiência
O TRE-PR incentiva a participação de pessoas com deficiência a participarem das eleições como mesárias. Para isso, ao preencher o formulário de mesário voluntário, deve-se indicar a deficiência selecionando as opções de resposta da pergunta “Possui alguma deficiência?”. Desse modo, a Justiça Eleitoral pode conhecer as necessidades e melhor atendê-los.
Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp ou envie um email para mesariovoluntario@tre-pr.jus.br
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube