Servidora usa dados de projeto da EJE-PR em tese de doutorado
A servidora Claudia Afanio realizou pesquisa com estudantes que participaram do projeto Parlamento Jovem

No mês de abril,a servidora do TRE-PR Claudia Afanio defendeu tese de doutorado em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR), intitulada“A Confiança nas Instituições: o Papel da Educação Política Eleitoral”.
A pesquisa realizada no doutorado teve como motivação as notícias falsas relacionadas ao processo de votação eletrônico. Segundo a servidora, a escolha do tema é relevante pela conexão direta entre a confiança nas instituições e os fundamentos de legitimidade da democracia.
Com base em teorias políticas, o trabalho buscou identificar os impactos na mudança de atitudes políticas em relação à confiança nas instituições democráticas entre os alunos participantes do programa de educação política Parlamento Jovem, promovido pelo TRE-PR, por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR).
Assim, foi conduzida uma pesquisa empírica para investigar o quanto uma iniciativa de educação eleitoral altera positivamente a confiança que os alunos participantes possuem nas instituições. A hipótese subjacente previa que a vivência no projeto Parlamento Jovem promove uma mudança positiva na confiança dos jovens em relação às instituições democráticas.
Para isso, foi empregada metodologia de natureza quantitativa do tipo painel, utilizando o método de análise de dados pareados. A análise empírica indicou um aumento na confiança nas instituições democráticas após a intervenção.
Segundo Claudia Afanio, o estudo busca contribuir com resultados que podem orientar os gestores públicos na implementação de políticas públicas voltadas à conscientização política das cidadãs e dos cidadãos.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube