TRE-PR lança projeto “Registro de candidaturas acessível” na íntegra
O vídeo, que está disponível no YouTube do TRE-PR, conta com aúdio, legenda e tradução para Libras
Nesta terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou na íntegra o vídeo do projeto “Registro de candidaturas acessível”, que facilita o acesso de pessoas com deficiência (PcDs) às informações necessárias para que possam participar das Eleições de 2024 como candidatas.
Acesse o vídeo na íntegra pelo canal do YouTube
O vídeo apresenta, em áudio, legenda e tradução para língua brasileira de sinais (Libras), os principais capítulos da Resolução nº 23.509/2018. Entre os assuntos abordados, estão as convenções partidárias, as condições de elegibilidade, o registro de candidaturas e o julgamento dos registros, além dos casos de renúncias e substituições.
A iniciativa, desenvolvida pela Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) e pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM), é do servidor com deficiência visual Diogo Fraga Ferreira. A gravação em Libras foi feita pela intérprete Fernanda Mota Fontoura e em áudio pelo colaborador Bernardo Nadaleti Gonzalez, com edição da colaboradora Lumi Yoshino.
Lançamento
O projeto foi apresentado pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, no XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), na presença do secretário de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Brazil Nunes, e da cantora carioca Sara Bentes, a voz do recurso de acessibilidade das urnas eletrônicas.
O presidente também apresentou um teaser do vídeo em uma sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na ocasião, o desembargador reiterou a importância da participação de PcDs nas eleições como candidatas, mesárias e eleitoras.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube