Ciclo de seminários sobre violência política de gênero termina em Cascavel
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, apresentou a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”
Nesta quinta-feira (20), foi realizado o sexto e último “Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso” em Cascavel, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR). O encontro, destinado a incentivar a participação das mulheres na política, foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e com a OAB-PR.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou as iniciativas para combater a violência política de gênero na eleição, como a campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, que busca construir um processo eleitoral pacífico e justo com apoio de partidos políticos, advogadas e advogados, candidatas e candidatos.
A secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial do Paraná (Semipi), Leandre Dal Ponte, ressaltou que a união de instituições é fundamental para que o combate a esse tipo de violência seja efetivo. “Quanto mais apoio pudermos dar, mais próximos estaremos de criar um ambiente adequado para que as mulheres participem seguramente. A democracia só tem a ganhar”, afirmou.
A mesa de debate do encontro, mediada pela diretora de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Paraná, Mariana Neris, discutiu a participação feminina nas eleições. Foram expostas as formas de violência política de gênero, desde as violações físicas e ameaças até o impedimento de falas, e como combatê-las.
Em seguida, o assessor da Presidência e membro do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná (NID), Jillian Roberto Servat, falou sobre a importância da Justiça Eleitoral na garantia dos direitos políticos de mulheres.
Mesa de autoridades
Compuseram a mesa de autoridades do evento o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ivanete Paulino Xavier; a procuradora especial da Mulher no Legislativo, Beth Leal; a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial do Paraná (Semipi), Leandre Dal Ponte; a doutora Clarissa Sgarioni, representando o presidente da OAB da Subseção de Cascavel; e o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.
Encontros anteriores
Em 26 de fevereiro, foi realizada no edifício-sede TRE-PR a primeira edição do Seminário de Violência Política de Gênero. O segundo encontro, que aconteceu em Londrina, no dia 11 de abril, e no terceiro, em Guarapuava, no dia 3 de maio, a presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TRE-PR e desembargadora substituta do TJPR, Flavia da Costa Viana, evidenciou a necessidade de incentivar a participação feminina na política: “as mulheres são 52,5% do eleitorado brasileiro e não passaram de 17,7% da Câmara dos Deputados”. A quarta etapa aconteceu no dia 16 de maio, em Umuarama, e a quinta no dia 27 de maio, em Ponta Grossa.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube