Corregedor do TRE-PR participa da entrega do título de cidadão honorário do Paraná ao ministro André Mendonça
Solenidade reuniu parlamentares dos poderes do Estado, lideranças políticas e autoridades na ALEP
Nesta segunda-feira (24), o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Paraná, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, participou da solenidade de entrega do título de cidadão honorário paranaense ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça. A sessão solene reuniu agentes públicos dos poderes do Estado, lideranças políticas e autoridades na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba.
O ministro definiu o Paraná como o seu segundo estado, inclusive por ter iniciado a carreira na Advocacia-Geral da União (AGU) no município de Londrina (PR). “Ser cidadão paranaense, para mim, traz uma nova responsabilidade. Eu sei o peso que é o trabalho que o paranaense desenvolve para o crescimento do país e a expectativa que o povo tem de Justiça. Espero agora, como representante do Estado, bem desempenhar esse papel”, declarou André Mendonça.
A honraria foi entregue por proposição do primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), autores do Projeto de Lei n° 948/2023, que foi sancionado pelo governador Carlos Roberto Massa Júnior, tornando-se a Lei n° 21.775/2023.
Trajetória
Natural de Santos (SP), André Luiz de Almeida Mendonça é mestre e doutor em Direito (Cum Laude) com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha, onde atua como professor do Programa de Doutorado em Estado de Derecho y Gobernanza Global. Atualmente, é professor de graduação em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e de diversos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.
André Mendonça foi também corregedor-geral e diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU, assessor especial na Controladoria-Geral da União (CGU), advogado-geral da União e ministro da Justiça e Segurança Pública. Em dezembro de 2021, ele tomou posse como ministro do STF. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tornou-se ministro substituto no dia 5 de abril de 2022.
Posse no TSE
Na noite desta terça-feira (25), o ministro André Mendonça tomará posse como integrante efetivo do TSE, assumindo uma das vagas destinadas a magistrados do STF, que foi aberta em razão do término do segundo biênio do ministro Alexandre de Moraes. A solenidade, realizada em Brasília (DF), contará com a presença do membro substituto da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral Luciano Carrasco Falavinha Souza.
Com informações da ALEP e do TSE
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube