Dia do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado nesta sexta (28)
Data faz alusão à revolta de Stonewall, considerado um marco histórico para os movimentos de liberdade sexual
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) se junta às celebrações do Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta sexta-feira (28). A data reforça a importância da luta por direitos, respeito e inclusão da comunidade LGBTQIA+, composta por lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queers, intersexuais, assexuais e outras identidades de gênero ou orientações sexuais.
A celebração foi instituída em alusão ao dia 28 de junho de 1969, quando ocorreu a revolta de Stonewall, em Nova York, na qual as pessoas presentes no bar Stonewall Inn reagiram a uma batida policial na qual pessoas transgêneras, drag queens e drag kings foram presas. A ocasião resultou em quatro dias de conflitos entre os policiais e a comunidade queer, e o levante ficou marcado como um dos momentos mais importantes do movimento de libertação sexual dos anos 60.
Nesta data, o TRE-PR reafirma seu compromisso com a igualdade, a representatividade e o fim do preconceito na sociedade.
Núcleo
O Tribunal criou neste ano um Núcleo de Diversidade e Inclusão, presidido pela desembargadora substituta do TJPR Flávia da Costa Viana, por meio da Portaria nº 42/2024.
O objetivo é promover ações garantidoras do acesso aos benefícios sociais para aqueles que não o possuem em razão de raça, etnia, cor, sexo, identidade e expressão de gênero, religião, deficiência, estado civil, idade, situação familiar, opinião política, ascendência nacional, origem social ou qualquer outra condição.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube