Dia Nacional da Liberdade Imprensa: TRE-PR ressalta a importância do acesso à informação para a democracia
Data também marca o combate à censura e à violência contra jornalistas
Nesta sexta-feira (7), em celebração ao Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) destaca o seu compromisso com o combate às notícias falsas e ressalta a importância da liberdade de expressão e do acesso à informação para a construção de uma sociedade democrática.
A recém-empossada presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, também reforçou - em evento que comemora o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa - o papel dos jornalistas para a democracia e para a realização das eleições. “A imprensa é a grande parceira do Judiciário no oferecimento ao público, aos cidadãos, aos eleitores e não eleitores de todas as informações para que eles façam suas escolhas”, declarou.
Por que celebrar essa data?
O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa foi criado em referência a um movimento de jornalistas que, durante a Ditadura Militar (1964-1985), assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e a redemocratização no país. Esse documento, divulgado em 7 de junho de 1977, contou com aproximadamente 3 mil assinaturas.
Atualmente, a data tornou-se um marco para o combate à censura e à violência contra jornalistas. A organização não governamental Repórteres Sem Fronteira acompanha a liberdade de imprensa ao redor do mundo e organiza anualmente um ranking dos países mais seguros e mais inseguros para esses profissionais. O Brasil ocupa a 82ª posição entre 180 nações.
Entre os problemas recorrentes enfrentados pelos profissionais de imprensa no país estão a violência física durante o exercício do trabalho, as agressões verbais, as intimidações, os problemas com a baixa remuneração da classe e, mais recentemente, também a disseminação de notícias falsas, que levam à desinformação do público e prejudicam a credibilidade do trabalho jornalístico.
Gralha Confere
Para combater as falsas informações no contexto das eleições, o TRE-PR criou a Central de Combate à Desinformação Gralha Confere. O canal recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.
Após receber a denúncia, a equipe da Seção de Jornalismo do TRE-PR faz a verificação jornalística das informações e classifica os conteúdos em “falso”, “verdadeiro” ou “impreciso”. Também são produzidas matérias informativas sobre temas que geram dúvidas na população, que integram a seção “Gralha Explica”, e textos com sugestões de canais para o eleitorado conhecer, com o selo “Gralha Indica”.
TRE-PR e a imprensa
Na última quarta-feira (29), em celebração ao Dia da Imprensa, o Tribunal promoveu um evento, que homenageou o servidor aposentado do TRE-PR Marden Lincoln Amaral Machado pelos 30 anos de dedicação à Comunicação da Justiça Eleitoral do Paraná.
Além disso, o TRE-PR tem promovido capacitações, como parte do projeto “Por dentro das eleições”, para que os profissionais da imprensa possam aprender e tirar dúvidas sobre assuntos relacionados ao pleito deste ano. Até o momento, foram realizados três encontros sobre os temas “cadastro eleitoral e biometria”, “convenções partidárias e registro de candidaturas” e “segurança das urnas eletrônicas”.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube