Linguagem Simples: comece os textos com as informações mais importantes
Público deve encontrar com facilidade, compreender e usar a informação sem ajuda de outras pessoas ou ler várias vezes
Para tornar a comunicação objetiva e inclusiva, a Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lança uma nova série de textos com dicas sobre linguagem simples.
O objetivo é ajudar o público a encontrar, compreender e usar as informações de que precisa com facilidade, sem precisar ler várias vezes o mesmo texto ou pedir ajuda para outras pessoas.
Dica 1: Hierarquia
Entre as técnicas de Linguagem Simples, está a hierarquia. Comece o texto com as informações mais importantes e deixe os detalhes para a sequência. Dados complementares podem no final ou como opção de leitura adicional por meio de um link. Assim, a pessoa fica informada com o fundamental sobre o assunto mesmo que não prossiga a leitura do texto até o fim.
A técnica é conhecida no Jornalismo como “Pirâmide invertida”. Garante que, já no primeiro parágrafo, seja possível descobrir o que, quando, como, onde e por que algo aconteceu e, ainda, quem realizou ou deve realizar a ação.
Cartilha
Esta e outras dicas estão na cartilha “Linguagem Cidadã”. O material conta com uma série de orientações para uma comunicação objetiva e inclusiva. Além disso, traz a normatização e exemplos práticos de como utilizar uma linguagem simples e não discriminatória.
Pioneirismo
O TRE-PR possui uma Política de Linguagem Simples para a redação de atos administrativos e judiciais (Portaria n° 448/2022). Em 2024, realizou uma oficina para chefes de Cartório de Curitiba e a 1ª Sessão Itinerante da Corte Eleitoral, que utilizou os princípios da linguagem simples para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube