Linguagem Simples: use palavras conhecidas e evite jargões técnicos
Para que qualquer pessoa compreenda, evite siglas e termos técnicos ou explique-os quando for necessário o seu uso
Para que seu texto seja compreendido pelo maior número de pessoas, use palavras conhecidas, que façam parte do vocabulário cotidiano. Termos técnicos, siglas, abreviaturas e jargões devem ser evitados em conteúdos voltados à população em geral. Caso sejam necessários, devem ser explicados ou exemplificados. Também é importante nunca usar expressões pejorativas e discriminatórias, além de palavras estrangeiras quando houver outra de igual sentido em língua portuguesa.
Campanha
Para tornar a comunicação institucional objetiva e inclusiva, a Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) publica uma nova série de textos com dicas sobre linguagem simples.
O objetivo é ajudar o público a encontrar, compreender e usar as informações de que precisa com facilidade, sem precisar ler várias vezes o mesmo texto ou pedir ajuda para outras pessoas. A primeira dica foi sobre a hierarquização de informações.
Essa e outras dicas estão disponíveis na cartilha “Linguagem Cidadã”.
Iniciativas
O TRE-PR possui uma Política de Linguagem Simples para a redação de atos administrativos e judiciais (Portaria n° 448/2022). Em 2024, realizou uma oficina para chefes de Cartório de Curitiba e a 1ª Sessão Itinerante da Corte Eleitoral, que utilizou os princípios da linguagem simples para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube