No Dia Mundial do Meio Ambiente, TRE-PR participa de ações relacionadas ao tema

Nesta quarta-feira (5), servidores visitaram o Museu Planeta Água em Curitiba e, em Brasília, participaram da 2ª edição do Judiciário Sustentável

Foto em que aparecem várias pessoas, entre homens e mulheres, posando para a foto à frente de um...No Dia Mundial do Meio Ambiente, TRE-PR participa de ações relacionadas ao tema

Nesta quarta-feira (5), em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) organizou uma visita ao Museu Planeta Água. O tour, que teve duração de três horas, contou com a participação de 17 pessoas, entre servidoras, servidores e demais colaboradoras e colaboradores.

Entre os temas abordados durante a visita, destacam-se explicações sobre a filtragem e o tratamento de água, o desenvolvimento da humanidade devido ao saneamento, o funcionamento das hidrelétricas e o percurso da água, os reservatórios, os rios voadores (movimentos de grandes quantidades de vapor d’água pela atmosfera), as catástrofes climáticas dos últimos anos e as mudanças no planeta, como aumento da desertificação, aquecimento global e chuvas e secas mais intensas.

Inaugurado em 2022, o museu Planeta Água foi instalado no mesmo lugar da primeira estação de tratamento de água do Paraná. O local é dividido em nove espaços interativos, que exploram a importância da água para a preservação da vida e do meio ambiente.

Judiciário Sustentável

Também nesta quarta-feira (5), o assessor da Presidência do TRE-PR, Jillian Roberto Servat, e a chefe da Seção de Sustentabilidade (SESUST), Lilian Toczek, participaram da “2ª Edição do Judiciário Sustentável”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro teve como objetivo conscientizar e sensibilizar o público quanto às questões relacionadas à proteção do meio ambiente.

Na ocasião, foi apresentado o “8° Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário” e realizada a entrega do “Prêmio Juízo Verde 2024”, para homenagear iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente ou que tenham contribuído com a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental.

Outras iniciativas do TRE-PR

O TRE-PR conta com uma seção voltada à sustentabilidade, a SESUST, da qual fazem parte a chefe do setor, Lilian Toczek, a servidora Marilda Etsuko Yoshida e a colaboradora Mirelle Gonçalves Cordeiro. 

Conheça algumas iniciativas do Tribunal em prol do meio ambiente:

  • Selo A3P

O TRE-PR recebeu o “Selo A3P” do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática pela implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública em 2023. O selo é concedido aos órgãos públicos que implementam práticas de sustentabilidade. 

  • Estação Sustentabilidade

Com o objetivo de minimizar o impacto dos resíduos produzidos pelo Tribunal no meio ambiente, o projeto realiza coletas periódicas e a destinação adequada de resíduos para evitar o descarte inadequado na natureza. 

  • Usina Fotovoltaica

Inaugurada em 2019, em Paranavaí, a Usina Fotovoltaica do TRE-PR abastece a sede do Tribunal e os 154 Fóruns Eleitorais. O projeto tem como objetivo a redução da conta de energia elétrica, produzindo 100% do consumo da Justiça Eleitoral do Paraná.

  • Projeto Homem de Lata

Recolhe resíduos eletrônicos dos servidores, estagiários e demais colaboradores do TRE-PR para que os aparelhos eletrônicos danificados ou sem uso possam ser descartados sem causar danos à natureza.

  • Cisternas

A Justiça Eleitoral do Paraná instalou cisternas para auxiliar na economia de água. O projeto reaproveita a água da chuva, que é usada para regar plantas, lavar calçadas, entre outras atividades. 

  • Recolhimento de Tampinhas

O Tribunal realiza o recolhimento de tampinhas plásticas para reduzir o descarte incorreto. O material arrecadado pela iniciativa é destinado ao apoio de causas sociais, como projetos de caridade. 

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 5 de junho de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, ocasião em que se iniciou uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais no mundo. A data tem como objetivo sensibilizar grandes corporações, organizações não governamentais, governos e a população em geral sobre o assunto. 

Em 2024, o tema definido pelas Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente é "restauração de terras, desertificação e resiliência à seca". Segundo a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, o que afeta diretamente metade da população mundial.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido