Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna começa nesta segunda-feira (17) em Curitiba
Até sexta-feira (21), atividades serão realizadas por especialistas do TSE e de regionais eleitorais de todo o país no Fórum Eleitoral de Curitiba
A abertura do Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna 2024 foi realizada nesta segunda-feira (17) no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). As atividades acontecem no Fórum Eleitoral de Curitiba, das 9h às 18h, até sexta-feira (21) com especialistas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos regionais eleitorais de todo o país.
Na cerimônia de abertura, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou as ferramentas de acessibilidade das urnas eletrônicas, como o teclado com braile e a audiodescrição. Neste ano, a Justiça Eleitoral implementou uma ferramenta de sintetização de voz para informar os cargos em votação, os números digitados, o nome do candidato ou candidata.
O coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José de Melo Cruz, explica que o teste faz parte do projeto de construção dos sistemas. “Trazemos equipes técnicas com bastante conhecimento para esmiuçar cada sistema, verificar se há alguma falha ou possibilidade de melhoria e, assim, garantir uma eleição íntegra e segura”, diz.
Sobre o teste
O principal objetivo do teste é a homologação dos sistemas eleitorais relacionados à preparação e carga de urnas, votação, totalização e divulgação dos resultados das eleições. O teste visa ainda exercitar a integração de outros sistemas relativos ao processo eleitoral, como os de julgamento, atualização e divulgação de registro de candidaturas e processamento de justificativas e de faltosos.
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente do TRE-PR e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a diretora-geral, Solange Maria Vieira; o secretário de Tecnologia da Informação (SECTI), Gilmar José Fernandes de Deus; o secretário de Comunicação e Multimídia (SECOM), Willian Gallera Garcia; a coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach Ricco; o coordenador de Serviços e Ambiente, Marcos Fábio Portela; e o chefe da Seção de Urnas, Roney Cesar de Oliveira.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube