Vereadores mirins de Juranda são empossados na Câmara Municipal
A cerimônia contou com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e da diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira

As vereadoras e os vereadores mirins de Juranda foram empossados, na noite desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal do município. Cada estudante eleito pelo programa Parlamento Jovem, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), representará o Colégio Estadual João Maffei Rosa.
A vereadora mirim Heloá Francisco Leônidas dos Santos destacou que, junto aos demais empossados, trabalhará com “consideração, cordialidade e dedicação” durante seu mandato. Na sequência, o vereador mirim Valmir Junior Oliveira Dias agradeceu e ressaltou a importância de pais, colegas e professores para a realização do projeto.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, iniciou seu discurso citando uma frase do jovem italiano Carlo Acutis: “todos nascemos originais, mas muitos morrem fotocópias”. Ele acrescentou que, como vereadoras e vereadores mirins, os estudantes poderão trilhar uma jornada com originalidade.
Além disso, o presidente também apontou que, na sociedade, é fundamental a presença de jovens preocupados em dar um bom exemplo. “Esses são jovens que irão seguir esse caminho de liderança nas profissões que irão exercer e nas associações que irão pertencer”, concluiu.
O presidente da Câmara de Vereadores de Juranda, Diogo Senko Verli, caracterizou o projeto como “uma semente que está sendo plantada no município”. Ao destacar o desejo de ver uma “nova política”, o vereador valorizou a importância do projeto ao afirmar que “a política só será nova quando os jovens forem para ela”.
A assistente da chefia do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, Osmarina da Rocha Brandão, apontou que o projeto “vem ao encontro do anseio da sociedade”, que busca formar líderes engajados com ela. Ela ainda apontou, ao falar sobre a importância da inclusão social, que “o primeiro lugar onde nos sentimos acolhidos, depois da família, é a escola”.
Vereadores mirins empossados
Foram empossados como vereadores e vereadoras mirins Logan Borges Garces, Heloá Francisco Leônidas dos Santos, Pablo Micael de Souza Pereira, Valmir Junior Oliveira Dias, Maria Vitória Machado de Matos, Viviane Carnieli, Vinicius Zarske de Brito, Erick Zimmermann Eberhardt e Maria Fernanda Klich da Silva. Como suplentes, estão os estudantes Ana Gabrieli Aparecida Neves e Ryan da Silva Lacerda.
Presenças
Participaram da cerimônia o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o chefe do Cartório da 98ª ZE de Ubiratã, Alessandro Martins Sandrini; a prefeita de Juranda, Leila Miotto Amadei, e o vice-prefeito da cidade, Joelma Damasceno Demeneck.
Também estiveram presentes o diretor do Colégio Estadual João Maffei Rosa, Agnaldo Gimenes Guirao; a vice-diretora e responsável pelo projeto na instituição, Fábia Zamprônio Coginotti Pansera; a assistente da chefia do Núcleo Regional de Educação de Goioerê, Osmarina da Rocha Brandão; a técnica responsável pelo programa Parlamento Jovem em Goioerê, professora Vanessa Rorato; os conselheiros tutelares Valdir Pereira de Sousa e Weliton Brasil Fedozi; o presidente da Câmara de Vereadores de Juranda, Diogo Senko Verli; o vice-presidente da Câmara, Olacir Aparecido Fedosi; o primeiro secretário, Luis Henrique Beppu Teodoro; da segunda secretária, Cléia Aparecida Leal; da vereadora Mara Cristina Carnielli e dos vereadores Valneir Roberto Barroso, Elias do Nascimento Dias e Claudemir Hernandes.
Foto da Câmara Municipal de Juranda
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube