Vereadores mirins de Pitanga recebem Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores
A entrega da moção foi feita durante a posse dos vereadores mirins eleitos, nesta terça-feira (18)
Nesta terça-feira (18), foram empossados as vereadoras e os vereadores mirins, eleitos pelo programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), da cidade de Pitanga. A cerimônia foi realizada no plenário Nestor Horodenski, na Câmara Municipal do município, com transmissão pelo YouTube.
Durante a cerimônia, as alunas e os alunos da Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda e do Colégio Cívico-Militar Dom Pedro I foram agraciados com uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal como uma forma de celebrar o fortalecimento e a participação cidadã dos jovens.
A vereadora mirim empossada Gabrieli Warmeling Victória, da Escola Aurélio Buarque, vê o projeto como um incentivo à participação da juventude na política. “Nosso sonho é termos representantes políticos que ouçam suas comunidades com seriedade e atendam suas prioridades. Nós, vereadores mirins, representaremos com dignidade nossa escola e nosso município”, destacou em seu discurso.
A vereadora mirim Ana Carolina de Oliveira Blaka ressaltou que a oportunidade é um aprendizado prático sobre cidadania e o funcionamento da democracia. “Ao nos engajarmos na sociedade, compreendemos o valor e a responsabilidade inerentes ao cargo de vereador mirim, além de poder inspirar colegas por meio de nossas próprias ações. Dessa forma, unimos política e juventude”.
A diretora da Escola Aurélio Buarque, Maria Solange Tomen Disner, enfatizou a importância do projeto para o futuro dos estudantes e das demais cidadãs e cidadãos de Pitanga. Já a representante do Núcleo de Educação Lídia Nanci Pauluk Santos afirmou que “aqueles [estudantes que participaram do projeto] que quiserem e ousarem, em um futuro próximo, substituirão as cadeiras dos vereadores e do prefeito”.
De acordo com a diretora do Colégio Pedro I, Maria José Teigão Lopes, o projeto é um motivo de orgulho para a comunidade escolar. Nesse sentido, ela ainda destacou a participação do vereador mirim Thiago de Moura Pereira, que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA): “é, pra nós, muito emocionante saber que todos podem”. A chefe do Cartório da 38ª Zona Eleitoral, Naianna Santos Campos, também parabenizou as instituições, os professores, as professoras, os alunos e as alunas que participaram do projeto.
Presenças
Compuseram a mesa de autoridades da cerimônia a chefe do Cartório da 38ª Zona Eleitoral, Naianna Santos Campos, representando o juíz eleitoral Gabriel Ribeiro de Souza Lima; a senhora Lídia Nanci Pauluk Santos, representando a chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga, Angela Maria Danilo Brandalise; além do presidente da Câmara Municipal de Pitanga, Valdomiro Rodrigues de Lima; do vice-presidente da Câmara, Antonio Adir de Lara; do secretário da Câmara, Deonizio Cedorak; e das vereadoras e dos vereadores do município.
Também estiveram presentes a diretora da Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda, Maria Solange Tomen Disner; a diretora do Colégio Cívico-Militar Dom Pedro I, Maria José Teigão Lopes; e as professoras e os professores das escolas.
Vereadores mirins empossados
Como vereadores mirins, foram empossados os estudantes Ana Carolina de Oliveira Blaka, Bruno Henrique de Almeida, Daniels de Paula Rodrigues, Eduardo Luiz Viana Santos, Gabrieli Warmeling Victória, Guilherme Wiggers Disner, Heloisa Warmeling, Izabela Blasius Becker, Maria Eduarda do Espírito Santo, Rafael Caetano, Tcharlisson Disner Loch, Thiago de Moura Pereira, Vinicius de França Renauer. Como suplentes, os vereadores eleitos são Eduarda Domingues de Góes, Felipe Martyn Munhoz da Costa e Murilo de Campos Esser.
Parlamento Jovem
Com o propósito de formar politicamente os jovens, o projeto busca levar às estudantes e aos estudantes mais conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e o processo democrático, tornando-os mais conscientes sobre a importância da participação política. A iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube