Cúpula diretiva participa de seminário sobre Direito Eleitoral na UniCuritiba
Abertura do evento contou com a aula magna da ministra substituta do TSE, Edilene Lôbo, que tratou de deepfake e inteligência artificial nas propagandas eleitorais
Nesta segunda-feira (13), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, participaram da abertura do “I Seminário Paranaense de Direito Eleitoral”, no Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). Na ocasião, o presidente Sigurd Roberto Bengtsson reiterou o compromisso do TRE-PR com o combate à desinformação por meio do projeto Gralha Confere.
Na manhã do primeiro dia do encontro, foi realizada a aula magna “Deepfake/Inteligência Artificial e seus Impactos na Propaganda Eleitoral”, apresentada pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e professora da Universidade de Itaúna, Edilene Lôbo.
“Parte da desinformação são as fake news, mas também é a difusão do discurso de ódio para coagir, desestimular e impedir a participação das pessoas, principalmente de grupos minorizados”, declarou a ministra do TSE.
Presenças
Além da ministra do TSE e da cúpula diretiva do TRE-PR, compuseram a mesa de abertura a diretora da UniCuritiba, Larissa Albuquerque; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), Paulo Golambiuk; o presidente do Diretório Acadêmico Clotário Portugal (DACP), Matheus Oliva; e a vice-presidente, Letícia Coradim.
Também estiveram presentes na ocasião o ex-ministro do TSE Joelson Dias e o juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE PR), desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça.
Programação
A programação neste primeiro dia de evento segue à noite, com o painel “Inelegibilidades”, ministrado pelo doutor Guilherme Gonçalves e pela doutora Eneida Desiree, sob mediação de Maria Vitória Bittar. Em seguida, mediada por Samuel Falavinha, ocorrerá a apresentação dos “Crimes Eleitorais” pela desembargadora eleitoral do TRE-SP Danyelle Galvão, pelo ex-ministro do TSE Joelson Dias e pelo ex-desembargador eleitoral do TRE-DF Bruno Martins.
O segundo dia de encontro, pela manhã, contará com a palestra “Propaganda Eleitoral”, ministrada pelos painelistas Thiago Paiva dos Santos, ex-desembargador eleitoral do TRE-PR, (Propaganda Eleitoral Extemporânea), Ana Carolina Clève (Propaganda Digital) e Leandro Rosa (Propaganda Irregular - Meios Proscritos e Desafios Para as Eleições 2024).
À noite, sob mediação do juiz membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, acontece o painel “Infidelidade Partidária e Domiciliar”, ministrado por Emma Roberta Paul e Luiz Paulo Franqui. Mais tarde, os palestrantes Roosevelt Arraes e Paulo Golambiuk apresentarão as “Federações Partidárias”, com apoio do mediador-painelista Luiz Gustavo de Andrade.
O último dia de encontro, quarta-feira (15), iniciará com o tema “Fraudes Eleitorais”, ministrado por Carla Karpstein (Fraude a Cota de Gênero), Priscilla Conti Bartolomeu (Reserva de Recursos a Candidaturas Indígenas) e Nahomi Helena (Fraude no Dispêndio de Recursos a Candidaturas Negras).
O encerramento da programação será no período da noite com a palestra “Abuso de Poder (Práticas que Desequilibra o Pleito Eleitoral)”, apresentada por Luiz Eduardo Peccinin e Orlando Moisés Fischer Pessuti, com mediação de Maitê Marrez.
Fotos: Mem Comunicação
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube