EJE-PR participa do “2° Encontro dos Grupos de Pesquisa” do TSE
Evento teve como propósito apresentar resultados preliminares de investigações científicas com soluções para problemas de interesse da Justiça Eleitoral
Nesta quarta (15) e quinta-feira (16), o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, e o coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho, participaram do “2° Encontro dos Grupos de Pesquisa”, realizado em Brasília (DF).
Os representantes da EJE-PR buscaram conhecer a forma de organização do Grupo de Pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com objetivo de aprimorar o eixo de trabalho da EJE-PR relacionado a produção científica e ações acadêmicas.
Na oportunidade, o desembargador eleitoral Anderson Fogaça e o servidor Domício Prates entregaram um convite formal ao diretor da EJE/TSE, ministro Floriano de Azevedo Marques, para participar do “XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais” (Codeje), que será realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, nos dias 4 e 5 de julho.
O encontro
Promovido pela Escola Judiciária do TSE, o “2° Encontro dos Grupos de Pesquisa” teve como objetivo apresentar resultados preliminares de investigações científicas com soluções para problemas de interesse da Justiça Eleitoral.
Os grupos estão divididos em quatro linhas de pesquisa (governança eleitoral, partidos políticos, democracia em redes e inclusão e diversidade) que refletem os maiores desafios da Justiça Eleitoral atualmente.
Programação
No primeiro dia de encontro ocorreram mesas temáticas sobre os assuntos “Governança Eleitoral” (abordagem histórica, modelos comparados de adjudicação eleitoral, gestão eleitoral como política pública em perspectiva comparada e dimensão internacional da governança eleitoral), “Partidos Políticos” (gênero e diversidade nos partidos e prestação de contas) e “Democracia em Redes” (desinformação e propaganda).
O segundo dia de encontro teve como foco a inclusão e a diversidade, abordando temas como a representação feminina preta na política; o aumento de candidaturas de mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+; a fiscalização da autodeclaração étnico-racial em processos eletivos no Brasil; o protocolo de atendimento para migrantes naturalizados; e a reserva racial de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube