Justiça Eleitoral do Paraná atende 93.735 eleitores nos 3 últimos dias do final do prazo
No último final de semana, foram realizados 16.983 atendimentos pelo TRE-PR
Nos três últimos dias do final do prazo para regularização da situação eleitoral, nos dias 6 (segunda), 7 (terça) e 8 (quarta-feira), a Justiça Eleitoral do Paraná atendeu 93.735 eleitoras e eleitores, que compareceram aos Fóruns Eleitorais do estado para emitir, revisar ou transferir seu Título de Eleitor. Considerando somente esta quarta-feira, foram realizados 36.944 atendimentos.
O Fórum Eleitoral de Curitiba recebeu, nesses três últimos dias, 9.036 eleitores. Em Maringá e em Londrina, foram realizados, respectivamente,2.463 e 2.423 atendimentos. Já em Ponta Grossa e em São José dos Pinhais, 4.531 pessoas procuraram os dois Fóruns Eleitorais nos dias 6, 7 e 8 de maio.
Veja as estatísticas dos últimos três dias:
Último atendimento na CAE de Curitiba, no dia 8 de maio.
Plantões no final de semana
No final de semana dos dias 4 (sábado) e 5 (domingo), os 28 Fóruns Eleitorais do Paraná em plantão realizaram 16.983atendimentos, entre revisões, transferências e emissões de Título de Eleitor.
Nos últimos dias de atendimento antes das eleições de 2024, o Fórum Eleitoral de Curitiba contou com 60 guichês e 100 pessoas trabalhando. Além disso, ofereceu às eleitoras e aos eleitores um espaço kids, montado na Escola de Cidadania Política Oto Luiz Sponholz, localizada ao lado da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).
De iniciativa do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o projeto Zona Kids ofereceu jogos, piscina de bolinhas, bichos de pelúcia, desenhos para colorir e histórias em quadrinhos para as crianças que visitaram o Fórum Eleitoral de Curitiba.
Calçadas acessíveis
Este final de prazo foi o primeiro desde o fim das obras de revitalização das calçadas em frente ao Fórum Eleitoral de Curitiba e do edifício-sede do TRE-PR. As obras foram concluídas no primeiro semestre de 2023.
Resultado da parceria entre o Tribunal e a Prefeitura Municipal de Curitiba, as calçadas que ligam a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Francisco Nunes contam com pisos táteis e travessias elevadas para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Atendimentos externos
Além dos atendimentos realizados nos Fóruns Eleitorais do estado, a Justiça Eleitoral do Paraná realizou, nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, mutirões de atendimento em 7 unidades prisionais do estado e na Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Curitiba.
Cidadania Plena
Lançada no dia 5 de março, a nova etapa do Programa Cidadania Plena - Gestão 2024/2025 do TRE-PR, buscou atingir as eleitoras e os eleitores que residem em regiões distantes das sedes das Zonas Eleitorais.
No dia 5 de março, a ação foi realizada na Câmara Municipal de Adrianópolis, cidade localizada a 93 quilômetros do Cartório da 48ª Zona Eleitoral de Bocaiuva do Sul, à qual pertencem as eleitoras e os eleitores do município, o mais distante da sede da Zona Eleitoral no Paraná.
Os atendimentos contaram com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do prefeito de Adrianópolis, Vandir de Oliveira Rosa, do presidente da Câmara Municipal, Sandro Santos, e do juiz eleitoral da 48ª Zona Eleitoral de Bocaiúva do Sul, doutor Paulo Antônio Fidalgo.
Serviços disponíveis durante fechamento do cadastro
Com o fechamento do cadastro, não é possível tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor. Esses serviços só serão retomados no dia 5 de novembro, no entanto as informações do cadastro eleitoral, como local de votação e situação eleitoral, podem ser consultadas pelo Título Net ou peloaplicativo e-Título. O Autoatendimento Eleitoral continua disponível para a emissão de documentos, pagamento de multas e verificação da situação eleitoral.
Caso a cidadã ou o cidadão necessite, no período em que o cadastro está fechado (até 5 de novembro), de uma certidão não disponível pelo Autoatendimento do Eleitor, deve entrar em contato com o Cartório Eleitoral, por meio do Disque-eleitor do TRE-PR (0800 640 8400) para receber orientações sobre como proceder.
Biometria
Terminado o prazo para regularização da situação eleitoral, caso a eleitora ou o eleitor não tenha biometria cadastrada e esteja em situação regular poderá votar nas eleições de outubro. A situação eleitoral pode ser verificada pelo site do TSE.
Mesário Voluntário
As inscrições para ser mesário voluntário também seguem abertas. A inscrição pode ser feita pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para se inscrever, é necessário que a eleitora ou o eleitor seja maior de 18 anos e esteja emsituação regular com a Justiça Eleitoral.
No Paraná, os mesários possuemdireito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Além disso, há outros benefícios, como o vale-refeição no valor de R$ 60,00 por turno da eleição, horas complementares em cursos universitários e vantagem no critério de desempate em concursos públicos, se previsto em edital.
Dúvidas
Em caso de dúvidas, ligue para o Disque-eleitor do TRE-PR, pelo número 0800 640 8400 (ligação gratuita); ou converse pelo Multicanal via WhatsApp (41) 3330-8500.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube