Justiça Eleitoral do Paraná visita Departamento de Jornalismo da UEPG
Com propósito semelhante ao do Gralha Confere, a universidade oferta um projeto de extensão voltado ao combate à desinformação
Nesta segunda-feira (27), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, visitou a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde foi recebido pelo chefe do Departamento de Jornalismo (DEJOR), o professor doutor Rafael Schoenherr.
As estudantes e os estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano tiveram a oportunidade de simular uma coletiva de imprensa com o presidente do TRE-PR, que falou sobre as diretrizes da gestão 2024-2025. Entre as pautas da entrevista, ele destacou a inclusão da mulher, a participação das pessoas com deficiência e combate à desinformação.
O secretário de Comunicação e Multimídia do TRE-PR, Willian Gallera Garcia, apresentou um panorama geral sobre o processo eleitoral, desde o cadastro de eleitores até o dia da eleição. Já a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni, aproveitou para apresentar o projeto Gralha Confere aos estudantes.
Durante a visita, também foram mencionadas as iniciativas da universidade para formar jornalistas capazes de fiscalizar e desmentir informações veiculadas durante o processo eleitoral. Um dos projetos de extensão do cursopromove, por demanda do Supremo Tribunal Federal (STF), o esclarecimento sobre conteúdos suspeitos com objetivo de combater a desinformação.
Presenças
Estiveram presentes à visita o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, na companhia do secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia, e da coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni.
Pela UEPG, participaram, além do chefe do DEJOR, o professor Rafael Schoenherr, a diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, professora Sandra Scheffer. Também compareceram os professores do curso de Jornalismo Marcelo Bronosky, Sérgio Gadini, Gabriela Almeida e Manoel Moabis.
Gralha Confere
Nessa mesma linha, o TRE-PR desenvolve o projeto Gralha Confere, canal de checagem da Justiça Eleitoral do Paraná que recebe dúvidas da população relacionadas à segurança do voto, ao processo eleitoral e à legitimidade da Justiça Eleitoral. Com base na classificação dos conteúdos como “verdadeiro”, “falso” ou “impreciso”, o Gralha Confere auxilia na cobertura pelos veículos de comunicação.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube