Núcleo de Inclusão e Diversidade ouve grupo de mulheres para a criação de protocolo de intenções contra a violência de gênero
Foram recebidas sugestões relacionadas às candidaturas femininas, à distribuição de recursos financeiros e à Ouvidoria da Mulher
Em uma reunião realizada após oI Seminário de Violência Política de Gênero, o Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) recebeu sugestões de mulheres com atuação em partidos ou organizações não governamentais (ONGs) para aprimorar a atuação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no combate a esse tipo de violência.
A desembargadora substituta do TJPR Flávia da Costa Viana, presidente do NID, acompanhada dos integrantes Jillian Roberto Servat, Cláudia Afânio e Domício Prates Ribeiro Filho, receberam sugestões para melhorar a atuação perante os partidos políticos, potencializar a Ouvidoria da Mulher e estimular candidaturas femininas.
Quanto à relação com os partidos políticos, as observações realizadas no encontro sugerem a definição de critérios objetivos para a seleção e para a participação feminina em órgãos de direção partidária e a realização de uma reunião instrutiva da Procuradoria Regional Eleitoral com as agremiações. O grupo também demonstrou preocupação quanto à distribuição de recursos financeiros das campanhas.
Como uma das medidas para estimular candidaturas femininas, foram apontadas ações de capacitação e sensibilização para tratar de assuntos relacionados ao processo eleitoral, como a prestação de contas eleitorais. Além disso, foram sugeridas a criação de campanhas e a comunicação com as dirigentes partidárias.
As proposições servirão de base para um protocolo de intenções da Justiça Eleitoral do Paraná contra a violência política de gênero.
Conheça as ações do TRE-PR voltadas ao combate à violência política de gênero
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube