Servidora do TRE-PR comemora seu primeiro Dia das Mães

Maria Gabriela Telles Fontinelli, que ainda está em licença maternidade, celebra a chegada dos gêmeos Gustavo e Gabriel

Fotografia de uma mãe posando sorrindo inclinada com as mãos sobre dois bebês recém-nascidos, qu...Servidora do TRE-PR comemora seu primeiro Dia das Mães

No domingo (12), é comemorado o Dia das Mães. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) parabeniza e homenageia as mulheres nessa data tão especial, que celebra o afeto, a gratidão, o carinho e o amor incondicional. 

Ser mãe é ter coragem

A chefe do Cartório da 167ª Zona Eleitoral de Ortigueira, Maria Gabriela Telles Fontinelli, passará o seu primeiro Dia das Mães como mamãe. “Será a realização de um sonho”, descreve. Ainda em licença maternidade, ela comemora a chegada, no dia 27 de abril, de dois bebês, Gustavo e Gabriel.

Como a gestação não havia sido planejada, Maria Gabriela se surpreendeu quando o médico lhe deu a notícia. “Foi um susto muito grande pois eu nunca havia cogitado a possibilidade de ter gêmeos, até porque não tenho casos próximos na minha família e na do meu marido”, relata.

“O foco da sua vida muda com a chegada de um filho. Agora tudo que eu penso em relação ao futuro depende deles, ou seja, eles precisam estar inseridos”, comenta. Cuidar de crianças exige muito das mães, por isso Maria Gabriela cultiva certa preocupação, pois para ela tudo será em dobro.

Desde a gestação, a servidora sente que o senso de responsabilidade e a força aumentaram. “A maternidade exige coragem para encarar desafios e se responsabilizar por uma vida que depende totalmente da mãe”, conclui.

Uma História de amor

Como data comemorativa, o Dia das Mães surgiu no início do século XX quando a norte-americana Anna Jarvis criou a celebração em homenagem a sua mãe, Ann Jarvis, uma ativista social reconhecida por seus trabalhos em apoio a outras mães durante a Guerra Civil nos Estados Unidos. 

À época, havia uma alta taxa de mortalidade infantil e uma baixa expectativa de vida, o que levou Ann a dedicar-se a ações que possibilitaram a melhoria de condições sanitárias da comunidade. Por conta disso, ela criou o “Mother’s Day Work Clubs”, instituição que orientava e prestava assistência às famílias.

No Brasil, a data foi oficializada durante o governo de Getúlio Vargas. Conforme o Decreto n° 21.366/1932, o Dia das Mães acontece no país todo segundo domingo do mês de maio “em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para o seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido