TRE-PR atende pessoas privadas de liberdade em sete instituições do estado
Ações foram realizadas em Curitiba, Piraquara, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Marialva e Castro
Nos últimos dias, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou ações de atendimento a pessoas privadas de liberdade nos municípios de Curitiba, Piraquara, Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Marialva e Castro.
Piraquara
Na Penitenciária Feminina do Paraná, localizada em Piraquara, a ação foi realizada na segunda-feira (6) e na terça-feira (7), para atender as 104 mulheres privadas de liberdade que se encontram na instituição.
Além do presidente do TRE-PR, acompanharam os trabalhos na tarde de segunda em Piraquara o desembargador Ruy Mugiatti, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo - Fiscalização do Sistema Carcerário; o juiz da 155ª Zona Eleitoral (ZE) de Piraquara, doutorAndre Doi Antunes; o promotor eleitoral da 155ª ZE, Alfredo Andreazza Dal Lago; a diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Alessandra Prado; a vice-diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Fabiana Mafra; a diretora de tratamento penal, Lizandra Bueno; o secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Valcir Mombach; o chefe do Cartório da 155ª ZE, Sérgio Luis Versolato de Abreu; e o chefe da Assessoria da Polícia Militar do TRE-PR, Major Fábio Deiverson Ribeiro.
Londrina
No município do norte paranaense, foram realizados, na segunda-feira (6), 42 atendimentos na Cadeia Pública Feminina de Londrina: 9 alistamentos, 8 transferências, 9 revisões e 16 dispensas de multas.
Participaram da iniciativa o juiz da 157ª ZE de Londrina, doutor Mauro Henrique Veltrini Ticianelli; o juiz eleitoral da 41ª ZE de Londrina, doutor João Marcos Anacleto Rosa; a servidora Adriana Gonçalves Palma Messias, do Gabinete da Diretoria-Geral; o servidor Hugo Gonçalves de Matos Junior, da 41ª ZE; e os atendentes Thiago José Souza Custódio, Fernando Junior Vaciski de Camargo e Wellington Nalin da Silva.
Outras ações
Em Curitiba, na última sexta-feira (3), o TRE-PR visitou o Centro de Socioeducação (Cense) de Curitiba, localizado no bairro Capão da Imbuia. Na ação, a equipe da 3ª ZE atendeu cerca de 30 jovens internos, que, em sua maioria, tiraram o Título de Eleitor.
Na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu Unidade de Progressão, a ação ocorreu nesta terça-feira (7) e contou com a presença da diretora da instituição, Helena Maria Almeida Pasin; da vice-diretora, Karyne Patrícia Scheiffer; do policial Denilson Terra de Oliveira; da chefe do Cartório da 104ª ZE, Rejane Toffolo; e do servidor da 104ª ZE Sergio de Jesus Vieira.
Em Cascavel, a ação também foi realizada nesta terça-feira (7), na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho, onde a chefe do Cartório da 68ª ZE, Eliara Maria Vicari Santana, o chefe do Cartório da 143ª ZE, Thiago Ramos de Souza, e o servidor requisitado da 143ª ZE Leanderson Chiquito foram recebidos pelo diretor da instituição, Sérgio Renato Sarquis Pinto. Foram emitidos 7 Títulos de Eleitor e verificada a situação de mais 17 presos provisórios, que se encontravam em situação regular.
Em Marialva, no início da noite desta terça-feira (7), foram atendidos 11 presos provisórios no Fórum Eleitoral, em horário reservado. A ação foi acompanhada pelo chefe do Cartório da 81ª ZE, Rafael Cecato, pelo servidor da 81ª ZE Eduardo Neves e por servidores da Delegacia de Polícia Penal de Marialva, que fizeram a escolta.
Por fim, na manhã desta quarta-feira (8), último dia do prazo para a regularização da situação eleitoral, o Cartório da 16ª ZE de Castro recebeu 49 presos provisórios que realizaram alistamento, revisão, transferência e quitação de multas. Os atendimentos foram acompanhados pelas servidoras Fernanda de Araujo (chefe do Cartório da 16ª ZE), Magali Wagnitz e Lucelia Iank da Costa.
Pioneirismo
O objetivo das ações promovidas nas instituições penitenciárias foi promover o acesso de todas as pessoas aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral - como emissão, regularização e transferência de Título - até a data do fechamento do cadastro (8 de maio).
De acordo com o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que acompanhou os trabalhos na Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara, a iniciativa, pioneira no estado, abrange ações de alistamento e regularização eleitoral em instituições prisionais, em cumprimento a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube