TRE-PR participa da “Campanha 24 Horas pelo Glaucoma” para estimular o diagnóstico precoce da doença
Iniciativa é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
Ao longo do mês de maio, as fachadas do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e do Fórum Eleitoral de Curitiba estão iluminadas com a cor verde, em apoio à “Campanha 24 horas pelo Glaucoma”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O objetivo da ação é estimular o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, que é a maior causa de cegueira evitável do mundo.
O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma - celebrado anualmente em 26 de maio - foi instituído pela Lei n° 10.456/2002, por determinação do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Espera-se assim mobilizar especialistas, órgãos competentes, cidadãs e cidadãos em torno da conscientização sobre a doença.
A doença
O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico (estrutura responsável por permitir ao cérebro reconhecer as formas e cores captadas). Trata-se de uma enfermidade de evolução silenciosa, que não apresenta dor ou incômodo em sua fase inicial.
Embora não tenha cura, o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido ocorrer o diagnóstico, maiores são as chances de evitar a perda da visão. Por conta disso, a recomendação é consultar um médico oftalmologista e realizar exames de rotina a cada dois ou três anos, como forma de prevenção.
Existem alguns grupos de risco da doença, que precisam tomar cuidados especiais e realizar exames com frequência ainda maior, como pessoas com mais de 40 anos ou com histórico de glaucoma na família.
Com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube