TRE-PR recebe Prêmio de Inovação Eleitoral
A Justiça Eleitoral do Paraná ficou em segundo lugar na categoria “Gestão da Informação e do Conhecimento” e servidores do TRE-PR também fizeram parte do projeto vencedor da categoria “Transparência e Fortalecimento da Imagem da Justiça Eleitoral”
Nesta quinta-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conquistou o 2º lugar no “I Prêmio de Inovação Eleitoral”. A cerimônia de premiação, realizada no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), busca reconhecer os projetos e as ações que tenham contribuído para as atividades funcionais e melhorado o atendimento prestado à sociedade.
O evento foi conduzido pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, enquanto o anúncio das vencedoras e dos vencedores, bem como a entrega dos troféus e dos diplomas foram feitos pela ministra Edilene Lôbo e pelo diretor-geral da instituição, Rogério Galloro.
Entre as 400 ações inscritas, as comissões avaliadoras escolheram três finalistas em cada categoria, que foram submetidas a votação pelas pessoas que atuam na Justiça Eleitoral para a definição do 1°, do 2° e do 3° lugar.
Totem do Laboratório de Inovação (LIODS) do TRE-PR no evento.
O TRE-PR foi finalista na categoria “Gestão da Informação e do Conhecimento” com o projeto “Portal Eleições 2024”, que compila e organiza cronologicamente as datas e os documentos do pleito deste ano. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação (SECPLEI), foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar da instituição, com auxílio de profissionais de diferentes unidades do Tribunal: Adriana Gonçalves Palma Messias, Claudia Izabelli Ribeiro Santos Silva, Diogo Fraga Ferreira, Larissa Camargo Vallim, Maria Eduarda Cresta e Melissa Diniz Medroni. A comissão avaliadora do prêmio destacou, entre os diferenciais de inovação, a disponibilização dos conteúdos no portal em linguagem simples, visual e acessível a todas as pessoas, inclusive aquelas com algum nível de deficiência visual.
Representando o TRE-PR, estiveram presentes na cerimônia de premiação o juiz membro da Corte e coordenador do LIODS-PR, desembargador eleitoral José Rodrigo Sade;a diretora-geral, Solange Maria Vieira;a assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio; e a servidora do Gabinete da Diretoria-Geral, Adriana Gonçalves Palma Messias.
“Frente”
O chefe da 171ª Zona Eleitoral de Almirante Tamandaré, Frederico Rafael Martins de Almeida, e a servidora do TRE-PR Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues, cedida ao TSE, estiveram na cerimônia para receber o prêmio pela 1ª colocação na categoria “Transparência e Fortalecimento da Imagem da Justiça Eleitoral”.
Eles contribuíram com o projeto “Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (Frente)”, instituído em 2022 pelo então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.
Destaque da noite
O grande destaque da premiação foi o projeto “Promoção de Políticas de Gênero no Âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) – Contratação de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica ou Familiar”, que foi o mais votado entre os 30 finalistas, com 372 votos. A equipe responsável recebeu o “Prêmio Especial Inspiração”.
A iniciativa prevê que 20% das vagas dos contratos de prestação dos serviços firmados pelo TRE-PI sejam destinadas a mulheres vítimas de violência. A seleção é feita pelas empresas prestadoras em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), conforme o perfil de cada vaga, gerando oportunidade, sem custos para a Justiça Eleitoral.
Programação
No primeiro dia de encontro, quinta-feira (16), além da entrega dos troféus às vencedoras e aos vencedores do “I Prêmio de Inovação Eleitoral”, foi realizada a palestra “Semeando a Inovação”, ministrada por Célio Castro Wermelinger. O palestrante reforçou na ocasião que a inovação não está relacionada à tecnologia, mas às pessoas, e que por isso é importante questionar os procedimentos habituais para encontrar alternativas que auxiliem o desempenho de tarefas.
O evento continua nesta sexta-feira (17) com painéis sobre as ações finalistas de cada categoria e apresentações rápidas (pitches) sobre temas de relevância para a Justiça Eleitoral. O TRE-PR apresentará a palestra sobre o projeto “Portal das Eleições 2024”, às 15h, no auditório I do TSE, e o pitch “Inovação e Acessibilidade”, a partir das 15h30, no Espaço Labs (foyer).
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube