V Seminário de Violência Política de Gênero reúne autoridades em Ponta Grossa
Encontro discutiu formas de aumentar a representatividade feminina nos espaços de poder
Nesta segunda-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), promoveu o “V Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, em Ponta Grossa.
O encontro - realizado no auditório da OAB em Ponta Grossa - reuniu vereadoras, deputadas, magistradas, representantes partidárias, autoridades do Governo do Paraná e do Sistema de Justiça para discutir maneiras de aumentar a representatividade feminina na política e combater a violência de gênero nesse meio. A ideia é estimular a discussão em todos os ambientes da sociedade, como nos contextos empresarial, político, religioso, sindical e acadêmico.
Durante o seminário, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que as normas eleitorais têm sido bastante rígidas para que a cota de gênero seja cumprida, cassando chapas que utilizamcandidaturas laranjas. “Toda vez que tratam a mulher de maneira diferente dos homens, retirando seu espaço de fala ou interrompendo-a e não possibilitando que ela participe, isso também é violência política”, completou.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, reforçou na ocasião que o seminário busca esclarecer o que é a violência política e, principalmente, prevenir esse tipo de situação, além de trabalhar para que, conforme a lei determina, não haja impunidade. “Seguramente nós não vamos ter uma democracia forte se as mulheres, que representam mais de 50% da população brasileira, continuarem tendo uma sub-representatividade”, declarou.
Mesa diretiva
Compuseram a mesa de abertura do seminário o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; a procuradora regional eleitoral substituta, doutora Eloísa Helena Machado; a diretora de Políticas paraMulheres do Governo do Estado, Mariana Neves; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; a deputada estadual Mabel Canto; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) Lenice Bodstein; a procuradora especial da Mulher da Câmara de Vereadores do município, vereadora Joce Canto; o vice reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ivo Mottin Demiate; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Ivanete Xavier; e a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-BR, doutora Emma Roberta Palú Bueno.
Programação
Após a solenidade de abertura e o pronunciamento das autoridades presentes, foi realizado o debate “O que é a violência política de gênero”, com a participação da desembargadora substituta do TJPR e presidente do Núcleo de Diversidade e Inclusão do TRE-PR Flavia da Costa Viana, da doutora Eloísa Helena Machado e da desembargadora Lenice Bodstein.
À tarde, aconteceu ainda o painel “A importância da Justiça Eleitoral na garantia dos Direitos Políticos de mulheres”, com o assessor da Presidência do TRE-PR, Jillian Roberto Servat, e a apresentação do “Observatório de Violência Política contra a mulher”. Ao final, ocorreu a mesa de debate “Mais mulheres nos espaços de poder”.
Outras edições
Em 26 de fevereiro, foi realizada no edifício-sede TRE-PR a primeira edição do seminário de violência política de gênero, na presença da cúpula diretiva da Justiça Eleitoral do Paraná. O segundo encontro aconteceu em Londrina, no dia 11 de abril; o terceiro, em Guarapuava, no dia 3 de maio; e o quarto, no dia 16 de maio.
A sexta e última edição do “Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso” está prevista para acontecer em Cascavel, no dia 20 de junho.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube