EJE-PR e 199ª Zona Eleitoral realizam ação no Colégio Estadual Arnaldo Jansen
Em uma sala de aula com paredes verde-claras, um homem de terno fala para alunos. Atrás dele, está um quadro negro com dois cartazes, um amarelo e um branco, e uma televisão que exibe uma apresentação com o texto “O voto na prática”.
Na última quinta-feira (29), a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) realizou, em parceria com a 199ª Zona Eleitoral (ZE), uma visita ao Colégio Estadual Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais.
A ação, que faz parte da campanha “Chegou a Hora #EuVoto!”, foi liderada pelo diretor-executivo da EJE-PR, o desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, e pelo juiz da 199ª ZE, doutor Siderlei Ostrufka Cordeiro, com o objetivo de dar início ao processo de alistamento eleitoral dos alunos com idade entre 15 e 16 anos. No Colégio, a organização ficou por conta da professora Soraya Trevizani de Castro, de Sociologia e Projeto de Vida, e do Grêmio Estudantil.
Dirigindo-se aos estudantes, o diretor-executivo da EJE-PR ressaltou a importância do voto e do alistamento eleitoral: “O Título de Eleitor representa um passo adiante na vida de vocês, que estão chegando aos dezoito anos, na época de fazer vestibular e escolher a profissão que vão seguir. O único requisito para abrir um processo cível e reivindicar seus direitos, por exemplo, é o Título de Eleitor”, disse o desembargador eleitoral.
Durante a atividade, os jovens foram instruídos sobre a importância do voto consciente por meio de uma palestra conduzida pela servidora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) Mary Natsue Ogawa, que abordou aspectos da democracia e da cidadania.
Após o momento de reflexão, as estudantes e os estudantes foram encaminhados ao laboratório de informática do Colégio, onde iniciaram o processo de alistamento eleitoral, com o auxílio da equipe da 199ª ZE. O Grêmio Estudantil do Colégio já havia orientado previamente os colegas sobre a documentação necessária.
Para a finalização do processo de alistamento, ainda é necessária a coleta dos dados biométricos dos estudantes. Para isso, as alunas e os alunos serão divididos em grupos para o deslocamento até o Fórum Eleitoral de São José dos Pinhais. Uma equipe do Cartório Eleitoral ficará encarregada de abrir o Fórum mais cedo para receber os jovens estudantes.
Além do desembargador Fogaça e do juiz da 199ª Zona Eleitoral, Siderlei Ostrufka Cordeiro, também compareceram ao evento o coordenador executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho; a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa; as servidoras da SECP Melissa Formighieri de Souza e Daniele Artigas; a servidora da 199ª ZE, Alessandra Cristiane Toledo Zulai; e estagiários da 199ª ZE.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube