Juiz Ouvidor participa do Ouvidoria Day, no TCE-PR

O papel das Ouvidorias e sua contribuição em anos eleitorais foi o tema do painel apresentado pelo desembargador eleitoral Guilherme Denz

Um homem fala em um microfone da ponta direita da mesa de madeira de um auditório. Ao fundo, lê-...Juiz Ouvidor participa do Ouvidoria Day, no TCE-PR

O juiz ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TCE-PR), desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz, participou, nesta quinta-feira (14), da abertura do Ouvidoria Day, no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O evento teve como objetivo valorizar o papel do ouvidor nos órgãos públicos e incentivar a criação de novas Ouvidorias e de iniciativas de transparência pública.

Na abertura do evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fernando Guimarães, destacou a importância da ouvidoria como uma ferramenta de manifestação da sociedade.

O ouvidor do TRE-PR ministrou uma palestra intitulada “Como uma Ouvidoria Municipal pode contribuir em ano de eleição”. O desembargador eleitoral explicou como se estrutura a Ouvidoria do TRE-PR, destacando seu papel de “efetivo instrumento de cidadania por meio do qual os usuários podem contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços da Justiça Eleitoral”. 

Ele ainda apresentou algumas das ações implementadas pela gestão 2024-2025 do TRE-PR, sob a Presidência do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson e Vice-Presidência do desembargador Luiz Osório Moraes Panza, como o projeto Cidadania Plena - Todo Voto Importa, que busca facilitar o acesso de todos aos serviços eleitorais, sobretudo daqueles que estão em regiões mais distantes das sedes.

O desembargador eleitoral Guilherme Denz também destacou as ações do TRE-PR que combatem a violência política de gênero, mencionando a atuação da Ouvidoria da Mulher e a designação da desembargadora Claudia Cristina Cristofani como ouvidora da mulher no âmbito do Tribunal.

Por fim, lembrou as medidas adotadas pela Justiça Eleitoral do Paraná para combater a desinformação, as fake news e as deepfakes, ressaltando o Gralha Confere, serviço de checagem prestado pelo TRE-PR.

Além da palestra do ouvidor do TRE, também foram apresentados painéis pelo superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) no Paraná, Ricardo Jhum Fukaya; pela diretora-geral do Procon do Paraná, advogada Cláudia Silvano; e pelo ouvidor-geral do Estado do Paraná, Yohhan Garcia de Souza.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido