Justiça Eleitoral participa de Mutirão da DPE-PR nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down

Com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o evento prestou atendimento especializado para as pessoas com a síndrome

Foto em que aparecem oito pessoas adultas, três homens vestindo ternos e cinco mulheres, três us...Justiça Eleitoral participa de Mutirão da DPE-PR nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down

Nesta quinta-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou do mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, esteve presente no final da manhã para acompanhar os atendimentos, acompanhado pela embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, a influenciadora Pietra Silvestri.

Tendo em vista que no dia 21 de março comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, o evento, que contou com intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (Libras), prestou atendimentos especializados para as pessoas com a síndrome. 

Durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, foram realizados alistamentos, revisões e transferências de Título, além de atualização de informações no cadastro eleitoral quanto à condição de pessoa com deficiência.  

Além dos serviços da Justiça Eleitoral, também foi possível receber assistência e orientação jurídica gratuitamente para casos como divórcio, guarda, acesso a medicamentos, pensão e endividamento. 

Também estiveram presentes no mutirão a chefe de gabinete da Defensoria Pública-Geral, a doutora Lívia Brodbeck; o defensor público que coordenou o atendimento especializado para pessoas com síndrome de down, o doutor Luis Gustavo Purgato; e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, a escolha da data faz referência à trissomia do cromossomo 21 (nos EUA, 03/21), com objetivo de conscientizar sobre a necessidade de direitos igualitários, de inclusão e de bem-estar das pessoas com essa mutação genética. 

Descoberta pelo médico britânico John Langdon Down em 1866, a origem da síndrome foi descoberta somente em 1958, quando o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs identificaram a triplicação do cromossomo 21. No Brasil, há cerca de 300 mil pessoas com Síndrome de Down, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido