Você tem mais de setenta anos? Tire suas dúvidas sobre sua situação eleitoral
A partir dos 70 anos, o voto deixa de ser obrigatório, mas permanece um direito fundamental das cidadãs e dos cidadãos brasileiros
No Brasil, todas as pessoas acima de dezesseis anos têm o direito de participar das decisões democráticas do país por meio do voto. Aos dezoito anos, esse direito se torna, também, um dever: a votação é obrigatória para todos as cidadãs e cidadãos brasileiros entre dezoito e setenta anos. A partir dos setenta, o voto volta a ser facultativo, mas nunca deixará de ser um direito.
As eleitoras e os eleitores cujo voto é facultativo não precisam justificar a ausência em nenhuma eleição e não sofrem qualquer tipo de penalização pelo não comparecimento. Caso passem três eleições sem votar (cada turno conta como uma eleição), o Título também não será cancelado, diferente do que acontece com aqueles que ainda têm a obrigação de votar.
A única situação em que o Título de Eleitor de alguém acima de setenta anos será cancelado é caso ocorra uma revisão do eleitorado e a pessoa não compareça.
A última revisão eleitoral que abrangeu todo o estado do Paraná, por conta do cadastramento biométrico, iniciou-se em 2009 e foi encerrada em 2019.As eleitoras e os eleitores acima de 70 anos que não realizaram tal procedimento e desejarem voltar a votar devem visitar o Cartório Eleitoral de seu município para realizar a coleta biométrica.
Os Cartórios Eleitorais prestam atendimento das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Consulte o endereço do Cartório da sua Zona Eleitoral.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube