Palestra reúne estudantes, professores e servidores para refletir sobre felicidade no trabalho
Durante o evento, também foram apresentados os projetos da EJE-PR para 2025
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio de sua Escola Judiciária (EJE-PR), promoveu, nesta sexta-feira (8), a palestra “Felicidade no Trabalho”. O evento, que contou com a participação de servidoras, servidores, professoras, professores, técnicas e técnicos das escolas parceiras dos projetos desenvolvidos pela EJE-PR, foi realizado no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Em seu discurso de abertura, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, celebrou o sucesso dos projetos Parlamento Jovem e Eleitor do Futuro. Ele também parabenizou a EJE-PR pelo trabalho realizado neste ano.
Em relação ao tema do evento, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson destacou que a busca pela felicidade também deve ser tratada na Justiça Eleitoral: “sem a democracia, é impossível ser feliz”.
O palestrante Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, iniciou a apresentação explicando a origem da Ciência da Felicidade, que está relacionada à neurociência e à psicologia positiva. Ele ressaltou que discutir a temática é uma forma de promover o bem-estar no ambiente de trabalho.
Parafraseando o fundador do Centro de Investigação de Saúde da Mente, Richard Davidson, o palestrante afirmou que “a felicidade é uma habilidade que pode ser praticada e cultivada”. Segundo Gustavo Arns, ao buscar a felicidade individualmente, são gerados efeitos coletivos que contribuem para a construção de uma sociedade equilibrada, pacífica, inclusiva e colaborativa. O evento contou com a participação da Banda Fora da Pauta, que se apresentou no final da palestra.
A chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz, apontou que a EJE-PR é um lugar de ensinar e de aprender. Na conversa com as professoras, os professores, as alunas e os alunos presentes, ela apresentou os projetos da EJE-PR para 2025.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estiveram presentes no evento os membros da Corte Eleitoral do Paraná desembargadora Claudia Cristina Cristofani, desembargador eleitoral Julio Jacob Junior, desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz e desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; a juíza substituta da Corte Eleitoral, desembargadora eleitoral Andrea Fabiane Groth Busato; e o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.
Também participaram do encontro os ex-presidentes do TRE-PR desembargador Jucimar Novochadlo e desembargador Gilberto Ferreira; o ex-ouvidor do TRE-PR, desembargador Fernando Ferreira de Moraes; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Roberto Portugal Bacelar; os assessores de gabinete Juliana Baduy e Luiz Lomba Junior, representando o desembargador Luiz Taro Oyama, ex-presidente do TRE-PR; o ex-membro substituto da Corte do TRE-PR, doutor Roberto Auricchio Júnior, representando o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná; a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba, Laura Patrícia Lopes, representando a secretário de Estado da Educação; a embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra SIlvestri; e o auditor fiscal da Receita Federal Francisco Horst Bignardi Reinhardt, representando o superintendente regional da 9ª Região Fiscal da Receita Federal.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube