Projeto de servidores da 112ª ZE reúne depoimentos de pessoas com deficiência que trabalharam nas Eleições 2024
Os relatos servirão para implementar melhorias para garantir a acessibilidade no próximo pleito
A 112ª Zona Eleitoral (ZE) de Guaraniaçu desenvolve o projeto “Ouvir para incluir”, que reúne depoimentos de mesárias e mesários com deficiência, de coordenadoras e coordenadores e acessibilidade e de auxiliares das pessoas com deficiência (PcD) que atuaram nas Eleições Municipais de 2024.
A intenção é diagnosticar, por meio dos depoimentos coletados, as etapas e os processos para melhor incluir as pessoas com deficiência. Os feedbacks também serão utilizados para traçar estratégias para incluir as PcD como eleitoras, mesárias e candidatas.
Um dos relatos coletados foi o da coordenadora de acessibilidade com deficiência visual, Valdirene de Freitas. Ela destacou que, como voluntárias nas eleições, pôde ver como o processo eleitoral funciona de forma mais ampla. “Foi bem interessante observar como são as coisas [durante o dia de votação] já que, quando vamos votar, só estamos ali naquele momento”, disse.
A psicóloga da APAE de Guaraniaçu, uma das instituições parceiras da Justiça Eleitoral do Paraná para a inclusão de PcD, Bethânia Colla, também conversou com a equipe organizadora do projeto. De acordo com ela, incluir as pessoas com deficiência no processo eleitoral é uma forma de fazê-las se sentir parte da sociedade.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube