Candidatos à Prefeitura de Curitiba aderem ao “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz”
Iniciativa do TRE-PR busca a realização de um segundo turno seguro, sem desinformação ou violência de qualquer natureza
Nesta quinta-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, reuniram-se com a candidata Cristina Graeml (PMB) e o candidato Eduardo Pimentel (PSD), que disputam a Prefeitura de Curitiba, para assinatura do “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz - Segundo Turno”. A iniciativa tem os seguintes objetivos:
1 - Garantir às eleitoras e aos eleitores a realização de eleições seguras, sem desinformação ou violência de qualquer natureza;
2 - Incentivar a cultura da paz, do diálogo e do respeito no debate político, inclusive na internet e nas redes sociais.
Durante o encontro, realizado no edifício-sede do Tribunal, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson ressaltou que o “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz” representa um compromisso com o eleitorado paranaense. “Nós esperamos que os candidatos das três cidades (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa) realmente venham cumprir esse Pacto, que é um projeto da sociedade civil que já conta com mais de 350 entidades signatárias”, declarou.
O presidente do TRE-PR aproveitou a ocasião para divulgar a campanha de conscientização, lançada pela Justiça Eleitoral do Paraná nesta semana, com o objetivo de incentivar as eleitoras e os eleitores a comparecerem às urnas no dia 27 de outubro, data do segundo turno das Eleições Municipais de 2024.
Presenças
Além do presidente e do corregedor do TRE-PR, estiveram presentes os juízes-membros da Corte, desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani e os desembargadores eleitorais Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandes Denz e José Rodrigo Sade; a juíza-membro substituta, desembargadora eleitoral Tatiane de Cássia Viese; e o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.
Também estiveram presentes a desembargadora Lenice Bodstein; representando a Associação dos Magistrados do Paraná, o desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão; a juíza da 1ª Zona Eleitoral (ZE), doutora Cristine Lopes;o juiz da 4ª ZE, doutor Marcelo Mazzali;o juiz da 145ª ZE, doutor Irineu Stein Junior; a juíza da 174ª ZE, doutora Carla Melissa Martins Tria; a juíza da 178ª ZE, doutora Vanessa Jamus Marchi; o promotor de justiça, Dr. Régis Rogério Vicente Sartori; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), doutora Marilena Winter.
Compareceram ainda ao encontro representantes da Associação dos Magistrados do Paraná e da Associação dos Magistrados Brasileiros, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN), da Associação Comercial do Paraná (ACP), da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (ANOREG), da Federação Paranaense de Futebol (FPF),da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Núcleo de Estudos de Direito Eleitoral da UFPR (Nedel).
Adesões em Londrina e Ponta Grossa
Nesta quarta-feira (9), o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reuniu-se com a candidata e o candidato que disputam o segundo turno em Londrina para a assinatura do Pacto. Em Ponta Grossa, as candidatas à Prefeitura aderiram à iniciativa na manhã desta quinta-feira (10).
Sobre o Pacto
Como parte da campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, instituições públicas e privadas de todo o Paraná foram convidadas a apoiar o Pacto pela realização de um processo eleitoral pacífico no estado. No site do TRE-PR, está disponível a lista das mais de 350 entidades e partidos signatários, bem como os conteúdos de divulgação da campanha (clique aqui para acessar) .
Segundo turno
As eleitoras e os eleitores de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa deverão voltar às urnas no dia 27 de outubro (domingo) para definir quem serão seus representantes ao cargo de prefeito e vice-prefeito. De acordo com estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 2.082.915 pessoas (24,08% do total no Paraná) aptas a votar no segundo turno.
Município |
Número de eleitores aptos a votar |
Comparecimento do eleitorado no 1° turno |
Candidatas e candidatos ao 2° Turno |
Curitiba |
1.423.722 |
1.028.810 (72,26%) |
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) |
Londrina |
399.730 |
288.714 (72,23%) |
Tiago Amaral (PSD) e Professora Maria Tereza (PP) |
Ponta Grossa |
259.463 |
197.250 (76,02%) |
Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schmidt (UNIÃO) |
Conforme previsto na Lei n° 9.504/1997, municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores estão aptos a receber segundo turno nas eleições municipais, caso nenhum candidato obtenha mais da metade dos votos válidos. No Paraná, havia outras quatro cidades com essa possibilidade (Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e São José dos Pinhais).
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube