Cartório da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba realiza cerimônia de emissão da zerésima do SISTOT

O sistema é responsável pela transmissão dos arquivos de urna e pelos procedimentos para a totalização dos resultados das eleições

Foto em que aparecem duas mulheres sentadas em frente a uma mesa clara, assinando documentos. No...Cartório da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba realiza cerimônia de emissão da zerésima do SISTOT

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibilizou, neste sábado (5), véspera das Eleições 2024, as funcionalidades Sistemas Transportador e de Gerenciamento da Totalização (SISTOT), responsável pela transmissão dos arquivos de urna e pelos procedimentos para a totalização dos resultados das eleições. 

Em Curitiba, a cerimônia, prevista na Resolução TSE nº 23.736/2024, foi conduzida pela doutora Carla Melissa Martins Tria, juíza da 174ª Zona Eleitoral (ZE), responsável pela totalização no município. Ela explicou que a zerésima emitida no evento é um relatório que comprova não haver votos computados antes do início da votação e que compõe a ata geral das eleições. 

Além da juíza da 174ª ZE, também estiveram presentes à cerimônia a promotora eleitoral da 174ª ZE, doutora Daniela Saviani Lemos; e o chefe do Cartório da 174ª ZE, Romeu Ribas Saccani.

Após a emissão da zerésima pela 174ª ZE, as demais Zonas Eleitorais de Curitiba também realizaram suas cerimônias de geração das zerésimas.

Zerésima do SISTOT e zerésima da urna

É importante não confundir a emissão do relatório da zerésima do Sistema de Totalização com o que será impresso por cada urna eletrônica neste domingo (6), a partir das 7h. O documento emitido nos locais de votação comprova que não há votos registrados nas urnas eletrônicas antes do início da votação.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido