CAVE se reúne com entidades nesta sexta-feira (18) para definição das urnas a serem auditadas no segundo turno
Encontro será realizado às 10h, no auditório do TRE-PR
Nesta sexta-feira (18), às 10h, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) se reunirá, no auditório do edifício-sede, com entidades fiscalizadoras definidas pela Resolução TSE n° 23.673/2021.
O objetivo é deliberar sobre a regionalização das Seções Eleitorais a serem escolhidas ou sorteadas no segundo turno das Eleições Municipais de 2024, tendo em vista que, no Paraná, eleitoras e eleitores dos municípios de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa voltarão às urnas para o 2º turno das Eleições Municipais 2024.
O chamamento das entidades para tal definição é exigência do artigo 60, inciso I, da Resolução TSE n° 23.673/2021. Trata-se de uma novidade para as auditorias realizadas em 2024 - não havia previsão de regionalização anteriormente.
As entidades também serão convidadas a indicar, na véspera do segundo turno do pleito, as urnas para serem auditadas no dia da eleição (27 de outubro). Dos 16 equipamentos a serem testados em cerimônia pública, oito passarão pelo Teste de Integridade (sete na sede do TRE-PR e uma na Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e oito pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, realizado nos próprios locais de votação.
Entidades
Entre as entidades fiscalizadoras estão partidos partidos políticos, federações e coligações; a Ordem dos Advogados do Brasil; o Ministério Público; a Polícia Federal; a Controladoria Geral da União; a Sociedade Brasileira de Computação; o Conselho Nacional de Justiça; o Conselho Nacional do Ministério Público; o Tribunal de Contas da União; a Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S; entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública credenciadas no TSE; e departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas.
Segundo turno
Mais de 2 milhões de eleitoras e eleitores de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa voltarão às urnas no último domingo de outubro (27), para decidir seus representantes ao cargo de prefeito e vice-prefeito. Quem não votou no primeiro turno e está em dia com a Justiça Eleitoral pode e deve votar no segundo, independentemente de ter justificado a ausência no dia 6 de outubro.
Conforme previsto na Lei n° 9.504/1997, municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores estão aptos a receber segundo turno nas eleições municipais, caso nenhum candidato obtenha mais da metade dos votos válidos. No Paraná, havia outras quatro cidades com essa possibilidade (Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e São José dos Pinhais), mas seus prefeitos e vice-prefeitos já foram definidos.
SERVIÇO
Reunião CAVE com entidades fiscalizadoras
Data: 18 de outubro (sexta-feira)
Horário: 10h
Local: auditório do TRE-PR (Rua João Parolin, n° 224, Prado Velho - Curitiba)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube