Cerimônia de escolha ou sorteio das urnas auditadas será realizada neste sábado (5), no TRE-PR

Evento aberto ao público vai definir os 35 equipamentos que passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais

Fotografia de uma mulher retirando um número de dentro de um globo giratório. Ela veste uma blus...

Neste sábado (5), a partir das 9h, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoverá a cerimônia de escolha pelas entidades fiscalizadoras e, se necessário, o sorteio das 35 urnas eletrônicas que serão auditadas no 1° Turno das Eleições Municipais de 2024. O evento, aberto ao público, acontece no auditório do edifício-sede, em Curitiba, com transmissão ao vivo pelo YouTube

Em reunião realizada no dia 4 de setembro com as entidades fiscalizadoras definidas pela Resolução TSE n° 23.673/2021, foi aprovada por unanimidade a exclusão de 1.205 Seções Eleitorais, que não poderão ser sorteadas ou escolhidas para auditoria por estarem instaladas em locais de difícil acesso (colégios adventistas, ilhas, reservas indígenas) e cujo tempo de deslocamento para a sede do Cartório Eleitoral é superior a uma hora.

Urnas a serem auditadas

  • Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais: 8 urnas eletrônicas;
  • Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas: 25 urnas eletrônicas;
  • Teste de Integridade com Biometria: 2 urnas eletrônicas.

Transporte

Após a cerimônia, as 27 urnas eletrônicas escolhidas ou sorteadas para o Teste de Integridade - que já estavam instaladas nos locais de votação, em qualquer cidade do estado, prontas para serem utilizadas no dia seguinte pelas eleitoras e pelos eleitores -  serão substituídas por outras de contingência e transportadas até a sede do TRE-PR, em Curitiba, onde permanecerão sob vigilância da Polícia Federal. Desde a sua chegada até o fim dos trabalhos, o processo será filmado e transmitido pelo YouTube.

Auditorias

Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais

O Teste de Autenticidade verifica se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa auditoria acontece no domingo (6), na própria Seção Eleitoral escolhida ou sorteada, em momento anterior ao início da votação. O procedimento é realizado pelo juiz eleitoral, na presença das entidades fiscalizadoras, do presidente de mesa e de mesários.

Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas

Os votos preenchidos nas cédulas de papel, com base no caderno de candidatas e candidatos da própria localidade escolhida ou sorteada, e armazenados em urnas de lonas lacradas serão digitados nas urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade, das 8h às 17h, simulando o funcionamento e a movimentação das Seções Eleitorais, inclusive com a emissão da zerésima (documento que comprova não haver votos previamente registrados) no início dos trabalhos. 

Após o final da votação, serão impressos, em cada equipamento, os Boletins de Urna (BUs), documentos que contêm a quantidade de votos registrados na urna eletrônica para cada candidato, partido ou legenda. O objetivo é demonstrar a segurança na captação e na contagem dos votos por meio dos resultados nos BUs, que devem corresponder aos votos nas cédulas de papel.

Todos os votos lançados nas urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas não interferem na votação oficial da eleição. Para garantir a transparência do processo, os trabalhos são realizados em ambiente aberto ao público, no espaço da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), na sede do TRE-PR (Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho). 

Saiba mais detalhes sobre o Teste de Integridade das urnas eletrônicas

Teste de Integridade com Biometria

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), também será realizado o Teste de Integridade. O procedimento diferencia-se daquele que ocorrerá na EJE-PR porque as eleitoras e os eleitores das Seções Eleitorais auditadas serão convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua Seção de origem, posicionada em outra sala. Após a liberação, os votos lançados em cédulas de papel serão digitados por servidoras e servidores no equipamento.

Assim como no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, o Teste de Integridade com Biometria não interfere na votação oficial do pleito.

SERVIÇO


Escolha e sorteio das urnas que serão auditadas no 1° turno das Eleições 2024
Data: 5 de outubro (sábado)
Horário: 9h
Local: Auditório do edifício-sede do TRE-PR (Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho)
Transmissão: ao vivo pelo canal do TRE-PR na YouTube



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral