Ciclo de palestras sobre o câncer de mama destaca importância da prevenção e do diagnóstico precoce

O evento foi realizado nesta sexta-feira (11), no auditório do TRE-PR

Cinco mulheres vestindo camisetas rosa (quatro delas com chapéus rosa) observam a plateia enquan...

Nesta sexta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio de sua Assessoria de Atenção à Saúde (SAUDE), promoveu as palestras “Prevenir é o Alvo” e “Câncer de Mama: a Importância da Prevenção e do Diagnóstico Precoce”. Alinhada aos objetivos da campanha Outubro Rosa, a iniciativa buscou conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na abertura do evento, o assessor de Atenção à Saúde (SAUDE), Mozar de Ramos, destacou o propósito do evento de disseminar conhecimento sobre formas de prevenção da doença. Ele também ressaltou a importância de compartilhar as informações aprendidas no evento com outras pessoas para incentivar o diagnóstico precoce.

O médico oncologista Sergio Bruno Hatschbach iniciou a apresentação com informações sobre o perfil dos diagnósticos de câncer de mama. No Brasil, uma a cada oito mulheres podem desenvolver esse tipo de câncer ao longo da vida, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Há fatores, como o histórico familiar e a baixa imunidade, que aumentam o risco de desenvolver a doença.

Como formas de prevenir o câncer de mama, o médico apontou a necessidade de realizar os exames preventivos, como a mamografia e a ressonância magnética. O autoexame e a identificação dos sinais e sintomas também são importantes para diagnosticar precocemente os casos.

A presidente das Embaixadoras do Bem, Tânia Mary Gomez, apresentou as ações do projeto para conscientizar e ajudar mulheres com câncer de mama, mulheres encarceradas e crianças que passam ou não por tratamento oncológico. Ela compartilhou com a plateia sua experiência como pessoa que se curou de um câncer de mama: “Nunca pensei que, depois de passar por um câncer, eu ia viver tão intensamente”. Michele da Silva Xaves, uma das voluntárias do projeto, salientou a importância de apoiar mulheres que fazem tratamento do câncer de mama. 

Assista a palestra na íntegra no Youtube do TRE-PR

Presenças

Participaram da palestra o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a juíza da 178ª Zona Eleitoral (ZE), doutora Vanessa Jamus Marchi; e o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.

Ação solidária

Durante o evento, foi realizada uma ação solidária, que consistiu na arrecadação de pares de chinelos de borracha (de qualquer marca e cor, nos tamanhos 35 ao 43) ou de kits de higiene pessoal, contendo 4 itens, que podiam incluir sabonete, xampu, pasta de dente, escova de dente ou lenços umedecidos. Todos os que fizeram uma doação receberam o "Chaveirinho da Vida", adquirido pela Associação dos Funcionários do TRE-PR (ASFTRE) e cujo valor foi revertido em prol de pessoas internadas com câncer.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido