Estudantes de Direito da Tuiuti visitam sede do TRE-PR, em Curitiba
Durante o encontro, realizado no dia 21 de outubro, foram abordados temas relacionados ao processo eleitoral
No dia 21 de outubro, estudantes do curso de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) participaram de visita à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba. Durante o encontro, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), as acadêmicas e os acadêmicos da UTP puderam saber mais sobre os julgamentos da Corte, as eleições e a votação eletrônica.
As alunas e os alunos foram recepcionados pelo juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, que explicou assuntos relacionados à Justiça Eleitoral, como sua composição da Corte, as jurisdições, especialmente o juízo de primeiro grau, e suas atribuições nas eleições municipais.
O magistrado também compartilhou suas experiências como juiz eleitoral de Laranjeiras do Sul, abordando a complexidade de conduzir o pleito. Tratou da fiscalização das propagandas nas redes sociais e na internet, considerando a proibição de deep fakes e os desafios do Tribunal para restringir as divulgações irregulares. Em seguida, os estudantes acompanharam uma sessão de julgamento, na sala de sessões do TRE-PR.
Durante a visita, o juiz membro da Corte e coordenador do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, falou sobre as iniciativas do TRE-PR voltadas à inclusão, que possibilitaram que mais de 2 mil pessoas com deficiência (PcDs) e com transtorno do espectro autista (TEA) atuassem como mesárias no Paraná nas Eleições 2024, número equivalente a 32,3% das nomeações no país.
O coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho, e a chefe de Gabinete da Corregedoria Regional Eleitoral (CREGAB), Cristiane Paula da Silva Galperin, explicaram sobre o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que buscam comprovar a segurança e a confiabilidade da votação eletrônica.
Na sequência, o chefe do Cartório da 3ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, Rafael Pereira de Menezes, tratou de temas relacionados à geração de mídias e à carga e lacração das urnas eletrônicas, bem como à organização dos Cartórios Eleitorais para o pleito.
A chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Mary Natsue Ogawa, o servidor Sergio Luiz Maranhão Ritzmann e o colaborador Jacson Lucas Simões Lima Ferreira conversaram com os estudantes da Tuiuti sobre a inclusão de PcDs como mesárias e candidatas e a participação da mulher nos cargos de direção do Poder Judiciário e do Legislativo.
Ao final, as acadêmicas e os acadêmicos foram convidados a colaborar com artigos para a Revista Paraná Eleitoral, periódico que visa contribuir com o aprofundamento das discussões sobre Direito Eleitoral e Ciência Política. O encontro terminou com uma visita ao Fórum Eleitoral de Curitiba e ao depósito de urnas eletrônicas.
Próximas visitas
🗓️ 23 e 25 de outubro: estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade);
🗓️ 4 de novembro: estudantes do Centro Universitário Opet (UniOpet);
🗓️ 7 de novembro: estudantes do curso de Direito da Faculdade UNISE;
🗓️ 14 de novembro: estudantes de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube