Geração de mídias e preparação das urnas para o segundo turno começam na próxima segunda-feira (14)
Na capital, as cerimônias têm início na terça-feira (15) e se encerram no dia 23 de outubro
As cerimônias de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas (carga e lacração) para o segundo turno das Eleições 2024 no Paraná terão início na próxima segunda-feira (14), em Londrina e Ponta Grossa, e, na terça-feira (15), em Curitiba. Os procedimentos serão realizados nos Fóruns Eleitorais dos municípios.
O cronograma detalhado de cada Zona Eleitoral (ZE) está disponível para consulta. Confira a seguir as datas de acordocom cada município*:
🗓️ Curitiba
Na capital paranaense, a geração de mídias ocorrerá na próxima terça-feira (15), a partir das 8h. Quanto à carga e lacração, cada uma das dez Zonas Eleitorais realizará os procedimentos em uma data diferente, entre os dias 15 e 23 de outubro.
Local: Fórum Eleitoral de Curitiba (Rua João Parolin, n° 55 - Prado Velho).
🗓️ Londrina
A geração de mídias em Londrina acontece na próxima segunda-feira (14), às 8h. Com relação à carga e lacração, os procedimentos serão realizados de 16 a 21 de outubro em cada uma das quatro Zonas Eleitorais do município.
Local: Fórum Eleitoral de Londrina (Rua Governador Parigot de Souza, n° 231 - Centro Cívico)
🗓️ Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, a geração de mídias ocorrerá na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h. Entre os dias 15 e 21, acontece a cerimônia de carga e lacração nas três Zonas Eleitorais do município.
Local: Fórum Eleitoral de Ponta Grossa (Rua Saint Hilaire, n ° 187 - Oficinas)
* Informações da Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação (SECPLEI) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Geração de Mídias
Realizada de forma pública, geralmente nos Cartórios Eleitorais, a geração de mídias é a gravação dos dados necessários nas mídias (espécie de pen-drive) para o funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições, em três formatos:
📌Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da Seção Eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos e das candidatas que concorrerão às eleições;
📌Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da Seção Eleitoral durante a votação;
📌Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da Seção Eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.
Carga e lacração
É o processo de instalação nas urnas dos dados gerados na geração de mídias. Em um ambiente controlado, as urnas são carregadas, de modo a garantir que todos acompanhem a carga e possam checar se os dados estão corretos. A cerimônia é realizada na presença de representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.
Etapas:
1-Preparação: as urnas são preparadas para receber os dados. Isso inclui a instalação de uma mídia de carga, que é usada para gravar os dados das urnas.
2-Carga das urnas com as mídias de votação e de resultado da votação: as urnas são testadas para verificar o correto funcionamento dos seus componentes. A configuração é concluída com todos os dados necessários para que a urna seja utilizada no dia da votação.
3-Lacração: depois de receber os dados das mídias, ser configurada e testada, a urna é então lacrada fisicamente.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube