Membro da Corte do TRE-PR participa dos trabalhos de eleição em Guaraqueçaba
O desembargador eleitoral José Rodrigo Sade foi o primeiro representante da Corte do TRE-PR a participar das eleições no município
O desembargador eleitoral José Rodrigo Sade visitou o município de Guaraqueçaba no final de semana do primeiro turno das Eleições 2024, em missão oficial da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Essa foi a primeira vez que um membro da Corte do TRE-PR participa das eleições na localidade.
Na sexta-feira (4), o desembargador eleitoral realizou audiência pública com candidatas, candidatos, representantes de partidos políticos, eleitoras e eleitores, tirando dúvidas sobre o processo eleitoral e divulgando o Pacto Eleições no Caminho da Paz, iniciativa da Justiça Eleitoral do Paraná que tem o objetivo de contribuir para que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de desinformação e de discurso de ódio.
No sábado (5), ele acompanhou a entrega das urnas nos locais de votação e participou da instalação de satélites nas ilhas Vila Fátima e Ararapira, testando e certificando a transmissão dos dados.
Segundo o desembargador eleitoral José Rodrigo Sade, a visita ao município representou um momento especial para todos os moradores e eleitores da região: "Trata-se de uma localidade distante do centro urbano de Antonina, sede da 6ª Zona Eleitoral, e por isso os serviços estatais não chegam como deveriam à população. Foi uma experiência inesquecível, pois conheci locais de natureza exuberante e pessoas que realmente estavam carentes de atenção estatal", concluiu.
Logística
O município de Guaraqueçaba faz parte da 6ª Zona Eleitoral (ZE) de Antonina. Possui 7.566 eleitoras e eleitores e 15 locais de votação; desses, seis são localizados em ilhas, o que envolve o apoio de barcos para a entrega das urnas e a transmissão via satélite dos dados a partir de regiões de difícil acesso.
Por conta da precariedade das estradas, o deslocamento entre a sede do Cartório Eleitoral, em Antonina, e o município demora cerca de duas horas, utilizando-se veículos com tração nas quatro rodas. De Guaraqueçaba até as ilhas que são locais de votação, os barcos levam, em média, mais duas horas.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube