Nota de agradecimento às mesárias e aos mesários
.
Caras mesárias e caros mesários,
Com a finalização das Eleições Municipais de 2024, agradecemos a sua contribuição para a realização de um pleito pacífico e seguro, tanto no primeiro turno, quando vocês foram mais de 100 mil, quanto no segundo turno das Eleições 2024, quando foram quase 24 mil.
A atitude cidadã de atender à convocação da Justiça Eleitoral ou de se voluntariar para auxiliar a Justiça Eleitoral demonstra que vocês têm a consciência de que as eleições são feitas pela sociedade para a sociedade.
Não existe eleição sem a fundamental participação das mesárias e dos mesários, cidadãs e dos cidadãos que cumprem seu dever cívico recebendo eleitoras e eleitores nas Seções Eleitorais, viabilizando a votação e tornando-se verdadeiros fiscais do processo eleitoral.
Ao realizar essas tarefas, vocês possibilitam às cidadãs e aos cidadãos o exercício da cidadania e contribuem para o fortalecimento da democracia.
E foi para fortalecer ainda mais a cidadania e a democracia que a Justiça Eleitoral do Paraná, de forma inédita, realizou uma campanha de inclusão de pessoas com deficiência como mesárias. No estado, o número de mesários e mesárias com deficiência ou com transtorno do espectro autista (TEA) nomeados para o primeiro turno das eleições foi de 2.052 pessoas. Esse número equivale a 32,3% do total de nomeações de pessoas com deficiência em todo o Brasil.
Hoje, ao celebrarmos juntos a realização do primeiro e do segundo turno no estado do Paraná, agradecemos a sua dedicação no treinamento, na organização das Seções Eleitorais e no trabalho desenvolvido nos dias de eleição.
O TRE-PR e a democracia agradecem!
Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson - presidente do TRE-PR
Desembargador Luiz Osório Moraes Panza - vice-presidente e corregedor do TRE-PR