Segundo encontro do grupo de pesquisas EJE-PR e Dirpol-UFPR aborda a eficiência do sistema eleitoral brasileiro
Os estudos, realizados no prédio histórico da UFPR, foram embasados em estudos comparativos
No dia 25 de setembro, foi realizado o segundo encontro dogrupo de pesquisas da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) em colaboração com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O encontro foi realizado no prédio histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade, n° 50. O evento abordou os textos indicados no Seminário de projeto de pesquisa do primeiro encontro.
No decorrer dos estudos, o chefe do Departamento de Direito Público da UFPR, professor Rodrigo Luís Kanayama, propôs o seguinte tema para debate do grupo: "A eficiência do sistema brasileiro para determinar se a existência de um corpo autônomo e independente, como é o nosso, é recomendável para a manutenção e preservação da democracia e das eleições periódicas?”
Para subsidiar discussões entre os integrantes do grupo de pesquisa, o professor Fabrício Ricardo Tomio, do Núcleo de Direito e Política (Dirpol) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), disponibilizou material com dados e informações sobre como cada país organiza suas eleições e que tipos de instituições são responsáveis por essas eleições.
Próximo encontro
O próximo encontro do grupo está marcado para o dia 10 de outubro, com o lançamento do livro "Por que a Democracia Brasileira Não Morreu", escrito por Marcos André Melo e Carlos Pereira. A obra traz uma análise sobre a resiliência do sistema democrático brasileiro diante de crises recentes.
Grupo de Pesquisa
Com duração de aproximadamente 14 meses, o Grupo de Pesquisa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) apresenta três linhas de pesquisa: "Electoral Management Body (EMB), estudos comparativos", “Democracia, contemporaneidade e Enfrentamento à Desinformação” e “Inclusão e Diversidade”. Ao final, os participantes deverão entregar um produto, a ser definido no decorrer das sessões e em conjunto com os docentes da UFPR.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube