Segundo turno das Eleições 2024 transcorre pacificamente em todo o Paraná
O segundo turno mobilizou mais de 2 milhões de eleitores em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa
Neste domingo (27), eleitoras e eleitores dos municípios de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa participaram da votação do segundo turno das Eleições Municipais de 2024. O pleito transcorreu de forma tranquila e pacífica em todo o estado.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, após o encerramento da votação, destacou a importância da participação da sociedade para a realização do pleito. “Quem faz a eleição não é só o TRE-PR, é a sociedade civil, a cidadã e o cidadão”, enfatizou.
O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson lembrou a campanha do TRE-PR para reduzir a abstenção e o Pacto Eleições no Caminho da Paz, que tiveram como objetivos incentivar o voto e a realização de eleições seguras, sem desinformação ou violência de qualquer natureza.
O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza,agradeceu aos quase 24 mil mesários e mesárias pelo trabalho realizado, bem como à imprensa por informar e incentivar o comparecimento do eleitorado às urnas. “A nossa perspectiva sempre foi fazer com que haja uma participação mais efetiva da sociedade [...]. Nesse momento crucial que se coloca nas eleições, escolhemos nossos futuros representantes do Executivo e do Legislativo”, declarou.
O procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy, parabenizou a cúpula diretiva pela condução do processo eleitoral e agradeceu às entidades de segurança pelo apoio durante a votação. “A satisfação de termos conduzido a eleição de forma tranquila não é resultado somente do planejamento, mas também da colaboração da sociedade paranaense”, apontou.
Participação de PcDs
Neste segundo turno, participaram como mesárias nas três cidades envolvidas no segundo turno 557 pessoas com deficiência (PcDs), ou 26,6% de todas as nomeações de PcDs de todo o país. No primeiro turno, os 2.063 mesários e mesárias com deficiência nomeados no Paraná representaram 32,3% das nomeações no Brasil.
A inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) como parte do processo eleitoral é um dos destaques da realização das Eleições Municipais de 2024 no Paraná. O mesário com deficiência física João Carlos dos Santos, que participou pela primeira vez do pleito nesta função, ressaltou o trabalho como uma forma de promover a igualdade: “Todas as pessoas, sejam com deficiência ou não, precisam ser iguais e ter as mesmas oportunidades”.
Gisele Crisóstomo Brandão de Sousa e Gilberto Yoshikazu Ozawa, pessoas com deficiências visuais que atuaram como mesárias, relataram exercer o trabalho de forma ágil e eficiente, destacando a facilidade de utilização dos sistemas da Justiça Eleitoral.
Pacto pela paz nas Eleições
Até o dia da votação no segundo turno, cerca de 350 instituições públicas e privadas, além de partidos políticos e coligações e federações partidárias, assinaram o Pacto Eleições no Caminho da Paz, que tem como objetivo a realização de um pleito pacífico, seguro, igualitário e livre de desinformação e de discurso de ódio.
Urnas substituídas
Entre as 6.381 urnas eletrônicas utilizadas nos 700 locais de votação no estado, foram registradas 22 ocorrências, o que corresponde a aproximadamente 0,034 % do total dos equipamentos. Entre essas ocorrências, 12 casos registrados eram de substituições de urnas eletrônicas.
Vale lembrar que as substituições por urnas de contingência por problemas técnicos não comprometem a totalização dos votos, visto que os votos registrados até a substituição da urna com defeito foram computados normalmente.
Ocorrências
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, o segundo turno transcorreu com tranquilidade: “Tivemos um total de sete ocorrências, quatro em Curitiba e três em Londrina, por propaganda irregular e transporte irregular de material”.
O superintendente da Polícia Federal no Paraná, doutor Rivaldo Venâncio, destacou a pequena quantidade de ocorrências: “a sociedade tinha pleno conhecimento de que as forças de segurança estavam preparadas para combater qualquer atividade criminal que afetasse as eleições”.
Resultados
Os resultados da apuração dos votos, bem como o total de abstenções, brancos e nulos, podem ser consultados na página Resultados, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitorado, o comparecimento e a abstenção também podem ser consultados nas páginas de estatísticas eleitorais.
Justificativa
Quem não votou no primeiro ou no segundo turno pode justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título, do sistema Justifica ou do requerimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Para fazer a justificativa, a eleitora ou o eleitor deverá informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada. Em seguida, será gerado um código de protocolo para acompanhamento e o requerimento será transmitido à Zona Eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise. Após a decisão, a pessoa será notificada.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube