Segundo turno das Eleições 2024 transcorre pacificamente em todo o Paraná

O segundo turno mobilizou mais de 2 milhões de eleitores em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa

Fotografia de duas mesárias recebendo uma eleitora idosa na mesa de votação. Ao fundo, observa-s...

Neste domingo (27), eleitoras e eleitores dos municípios de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa participaram da votação do segundo turno das Eleições Municipais de 2024. O pleito transcorreu de forma tranquila e pacífica em todo o estado. 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, após o encerramento da votação, destacou a importância da participação da sociedade para a realização do pleito. “Quem faz a eleição não é só o TRE-PR, é a sociedade civil, a cidadã e o cidadão”, enfatizou.

O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson lembrou a campanha do TRE-PR para reduzir a abstenção e o Pacto Eleições no Caminho da Paz, que tiveram como objetivos incentivar o voto e a realização de eleições seguras, sem desinformação ou violência de qualquer natureza. 

O vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza,agradeceu aos quase 24 mil mesários e mesárias pelo trabalho realizado, bem como à imprensa por informar e incentivar o comparecimento do eleitorado às urnas. “A nossa perspectiva sempre foi fazer com que haja uma participação mais efetiva da sociedade [...]. Nesse momento crucial que se coloca nas eleições, escolhemos nossos futuros representantes do Executivo e do Legislativo”, declarou.

O procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy, parabenizou a cúpula diretiva pela condução do processo eleitoral e agradeceu às entidades de segurança pelo apoio durante a votação. “A satisfação de termos conduzido a eleição de forma tranquila não é resultado somente do planejamento, mas também da colaboração da sociedade paranaense”, apontou.

Fotografia de uma mulher e de um homem sentados em cadeiras em frente a uma mesa de mármore pret...

Participação de PcDs

Neste segundo turno, participaram como mesárias nas três cidades envolvidas no segundo turno 557 pessoas com deficiência (PcDs), ou 26,6% de todas as nomeações de PcDs de todo o país. No primeiro turno, os 2.063 mesários e mesárias com deficiência nomeados no Paraná representaram 32,3% das nomeações no Brasil.

A inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) como parte do processo eleitoral é um dos destaques da realização das Eleições Municipais de 2024 no Paraná. O mesário com deficiência física João Carlos dos Santos, que participou pela primeira vez do pleito nesta função, ressaltou o trabalho como uma forma de promover a igualdade: “Todas as pessoas, sejam com deficiência ou não, precisam ser iguais e ter as mesmas oportunidades”. 

Gisele Crisóstomo Brandão de Sousa e Gilberto Yoshikazu Ozawa, pessoas com deficiências visuais que atuaram como mesárias, relataram exercer o trabalho de forma ágil e eficiente, destacando a facilidade de utilização dos sistemas da Justiça Eleitoral.

Pacto pela paz nas Eleições

Até o dia da votação no segundo turno, cerca de 350 instituições públicas e privadas, além de partidos políticos e coligações e federações partidárias, assinaram o Pacto Eleições no Caminho da Paz, que tem como objetivo a realização de um pleito pacífico, seguro, igualitário e livre de desinformação e de discurso de ódio.

Urnas substituídas

Entre as 6.381 urnas eletrônicas utilizadas nos 700 locais de votação no estado, foram registradas 22 ocorrências, o que corresponde a aproximadamente 0,034 % do total dos equipamentos. Entre essas ocorrências, 12 casos registrados eram de substituições de urnas eletrônicas.

Vale lembrar que as substituições por urnas de contingência por problemas técnicos não comprometem a totalização dos votos, visto que os votos registrados até a substituição da urna com defeito foram computados normalmente. 

Ocorrências

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, o segundo turno transcorreu com tranquilidade: “Tivemos um total de sete ocorrências, quatro em Curitiba e três em Londrina, por propaganda irregular e transporte irregular de material”.

O superintendente da Polícia Federal no Paraná, doutor Rivaldo Venâncio, destacou a pequena quantidade de ocorrências: “a sociedade tinha pleno conhecimento de que as forças de segurança estavam preparadas para combater qualquer atividade criminal que afetasse as eleições”. 

Resultados

Os resultados da apuração dos votos, bem como o total de abstenções, brancos e nulos, podem ser consultados na página Resultados, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitorado, o comparecimento e a abstenção também podem ser consultados nas páginas de estatísticas eleitorais.

Justificativa

Quem não votou no primeiro ou no segundo turno pode justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título, do sistema Justifica ou do requerimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Para fazer a justificativa, a eleitora ou o eleitor deverá informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada. Em seguida, será gerado um código de protocolo para acompanhamento e o requerimento será transmitido à Zona Eleitoral responsável pelo título do eleitor ou da eleitora para análise. Após a decisão, a pessoa será notificada.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido