Segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas são comprovadas por auditorias

O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais e o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas foram realizados neste domingo de eleição

Fotografia de uma sala com paredes e piso claros, em que há diversas mesas alinhadas. Em cada me...

Neste domingo (6), 35 urnas eletrônicas, escolhidas ou sorteadas na véspera, passaram por auditorias que comprovaram a autenticidade dos sistemas eleitorais, bem como a confiabilidade da captação e da contagem dos votos nas urnas eletrônicas. Os procedimentos puderam ser acompanhados por entidades fiscalizadoras e representantes das Missões de Observação Eleitoral (MOEs)

A juíza da 2ª Zona Eleitoral (ZE) e presidente da CAVE, doutora Mychelle Pacheco Cintra Stadler, explicou que os trabalhos do Teste de Integridade iniciaram pela manhã, às 8h, com 25 urnas auditadas no TRE-PR e outras duas na PUCPR. “O procedimento transcorreu na normalidade, sem qualquer intercorrência”, disse. De acordo com a magistrada, foram seguidos os protocolos e as normativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de garantir a segurança e a transparência da votação eletrônica no Paraná. 

Auditorias

Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais

Realizado em momento anterior ao início da votação, o Teste de Autenticidade verificou que o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento - feito pelo juiz eleitoral, na presença das entidades fiscalizadoras, do presidente de mesa e de mesários - aconteceu nas próprias Seções Eleitorais. 

Passaram pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas as seguintes Seções Eleitorais: 013 (60ª Zona Eleitoral - Mandaguari), 010 (109ª ZE - Santa Mariana), 025 (81ª ZE - Marialva), 095 (156ª ZE - Rio Branco do Sul), 008(52ªZona Eleitoral - São João do Triunfo), 097 (157ª ZE - Londrina), 172 (88ª ZE - Cianorte) e 063 (121ª ZE - Mercedes).

Fotografia de duas mulheres sentadas de frente uma para outra diante de uma mesa, sobre a qual h...

Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas

Das 8h às 17h, foram realizados os trabalhos do Teste de Integridade, que simula o funcionamento e a movimentação das Seções Eleitorais: os votos preenchidos nas cédulas de papel, com base no caderno de candidatas e candidatos da própria localidade escolhida ou sorteada, e armazenados em urnas de lonas lacradas foram digitados nas 25 urnas eletrônicas auditadas

Sem interferir no resultado do pleito, essa auditoria demonstrou a segurança na captação e na contagem dos votos eletrônicos, que devem corresponder aos das cédulas de papel. Realizados em ambiente aberto ao público, os procedimentos foram transmitidos ao vivo pelo YouTube desde às 7h30 até o fim da votação, totalizando cerca de 10 horas de gravação.

Fotografia de uma mulher sentada em uma cadeira de estofado vermelho de frente para uma mesa bra...

Teste de Integridade com Biometria

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Teste de Integridade diferencia-se daquele que ocorrerá na EJE-PR porque as eleitoras e os eleitores das Seções Eleitorais auditadas (704 e 707), ambas da 177ª ZE, foram convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua Seção de origem, posicionada em outra sala. Após a liberação, os votos lançados em cédulas de papel foram digitados por servidoras e servidores no equipamento.

Comissão de Auditoria

Os procedimentos foram conduzidos pela Comissão de Auditoria da Votação (CAVE), presidida pela juíza da 2ª ZE, doutora Mychelle Pacheco Cintra Stadler, e composta por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, bem como por voluntárias e voluntários de órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Militar do Paraná (PMPR).



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral