Urnas eletrônicas que serão auditadas no segundo turno são definidas

Sorteio, aberto ao público, foi transmitido ao vivo pelo YouTube

Fotografia em que aparecem em primeiro plano duas mulheres, em pé, sobre um tablado de um auditó...

Na manhã deste sábado (26), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu, no auditório do edifício-sede, na capital, a Cerimônia de Escolha ou Sorteio das 16 urnas eletrônicas que serão auditadas no segundo turno das Eleições 2024, realizado em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. O evento, aberto ao público, foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a importância das pessoas exercerem seu direito de voto no segundo turno e mencionou o “Pacto Eleições 2024 no Caminho da Paz”, que, com apoio de cerca de 350 entidades parceiras, busca promover um processo eleitoral seguro e pacífico. “Queremos que o eleitor tenha absoluta tranquilidade no momento da votação e que todos os candidatos respeitem a sociedade paranaense seguindo as normas eleitorais”, declarou.

A juíza da 2ª Zona Eleitoral (ZE) e presidente da CAVE, doutora Mychelle Pacheco Cintra Stadler, agradeceu à administração do TRE-PR e a todas as pessoas que colaboraram com a realização dos trabalhos de auditoria das Eleições 2024. “No primeiro turno, tivemos 100% de conformidade com os testes, não houve nenhuma divergência, atestando a integridade e a autenticidade da votação eletrônica”, disse. A magistrada reforçou que o processo democrático eleitoral brasileiro é pautado na transparência, na celeridade e no comprometimento da sociedade.

O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, salientou que as auditorias têm como objetivo demonstrar a transparência da votação eletrônica, garantindo a fidelidade das escolhas do eleitorado. “Esse trabalho é feito exatamente para mostrar toda a credibilidade desse processo que vai ao encontro da democracia e que vai ao encontro da cidadania”, completou.

Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas

Simula o funcionamento e a movimentação das Seções Eleitorais: os votos preenchidos em cédulas de papel, com base no caderno de candidatas e candidatos da própria localidade escolhida ou sorteada, e armazenados em urnas de lona lacradas serão digitados nas urnas eletrônicas que passarão pelo teste. 

Sem interferir no resultado do pleito, o Teste de Integridade busca demonstrar a segurança na captação e na contagem dos votos eletrônicos, que devem corresponder aos das cédulas de papel. Realizados em ambiente aberto ao público, os procedimentos serão transmitidos integralmente pelo YouTube.

Data: 27 de outubro (domingo), das 8h às 17h
Local: EJE-PR (Rua João Parolin, n° 224, Prado Velho - Curitiba)

📌7 urnas sorteadas:

  • Seção 136 (146ª Zona Eleitoral - Londrina
  • Seção 313 (42ª Zona Eleitoral - Londrina
  • Seção 332 (14ª Zona Eleitoral - Ponta Grossa
  • Seção 184 (15ª Zona Eleitoral - Ponta Grossa
  • Seção 058 (174ªZona Eleitoral - Curitiba
  • Seção 313 (Zona Eleitoral - Curitiba
  • Seção 303 (Zona Eleitoral - Curitiba

Teste de Integridade com Biometria

Esse teste diferencia-se daquele que ocorrerá na EJE-PR porque as eleitoras e os eleitores da Seção Eleitoral auditada serão convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua Seção de origem, posicionada em outra sala. Após a liberação, os votos lançados em cédulas de papel devem ser digitados por servidoras e servidores no equipamento.

Data: 27 de outubro (domingo), das 8 às 17h
Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, n° 1155, Prado Velho - Curitiba)

📌1 urna escolhida:

  • Seção 713 (177ª Zona Eleitoral - Curitiba) - indicação 

Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais

O Teste de Autenticidade verifica se o sistema da urna eletrônica é o mesmo autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa auditoria acontece na própria Seção Eleitoral escolhida ou sorteada, em momento anterior ao início da votação. O procedimento é realizado pelo juiz eleitoral, na presença das entidades fiscalizadoras, do presidente da Seção Eleitoral e de mesários.

Data: 27 de outubro (domingo), antes do início da votação
Local: locais de votação em que se encontram as Seções Eleitorais escolhidas ou sorteadas

📌8 urnas sorteadas ou escolhidas:

  • Seção 359 (178ª Zona Eleitoral - Curitiba) - indicação
  • Seção 168 (175ª Zona Eleitoral - Curitiba
  • Seção 013 (41ª Zona Eleitoral - Londrina
  • Seção 354 (176ª Zona Eleitoral - Curitiba
  • Seção 132 (157ª Zona Eleitoral - Londrina
  • Seção 405 (139ª Zona Eleitoral - Ponta Grossa) 
  • Seção 694 (Zona Eleitoral - Curitiba
  • Seção 633 (2ª Zona Eleitoral - Curitiba

Critérios para escolha ou sorteio

Em reunião no dia 4 de setembro, a Comissão e as entidades fiscalizadoras definidas pela Resolução TSE n° 23.673/2021 aprovaram a lista de Seções Eleitorais que não puderam ser sorteadas ou escolhidas para o Teste de Integridade por estarem instaladas em locais de difícil acesso (colégios adventistas, ilhas e reservas indígenas) e cujo tempo de deslocamento para a sede do Cartório Eleitoral é superior a uma hora.

Para o Teste de Integridade no segundo turno, a CAVE, em comum acordo com as entidades fiscalizadoras, conforme reunião realizada no dia 18 de outubro, dividiu os municípios em grupos, a fim de assegurar a representatividade regional das Seções Eleitorais que participarão da auditoria, segundo o artigo 60 da Resolução TSE n° 23.673/2021. Assim, foram escolhidos ou sorteados quatro equipamentos instalados em locais de votação de Curitiba (um com biometria na PUCPR), dois de Londrina e dois de Ponta Grossa.

Transporte

Após a cerimônia, ainda neste sábado (26), as urnas eletrônicas escolhidas ou sorteadas para o Teste de Integridade - que já estão instaladas nos locais de votação, prontas para serem utilizadas pelas eleitoras e pelos eleitores no domingo (27) -  serão substituídas por outras de contingência e transportadas até a sede do TRE-PR. Ao chegarem à capital, as urnas permanecerão sob vigilância da Polícia Federal.

Preenchimento das cédulas

Também neste sábado, após a definição das urnas, colaboradoras e colaboradores voluntários preencherão cédulas de papel, com base no caderno de candidatas e candidatos da própria localidade escolhida ou sorteada, que serão transformadas em voto digital na urna eletrônica no domingo (27 de outubro).

No caso da auditoria realizada no TRE-PR, as cédulas serão preenchidas por auditores da Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE), cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê, universitários e servidoras e servidores do Ministério Público Federal, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9).

Presenças

Compuseram a mesa de autoridades o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson;o vice-presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a juíza da 2ª ZE e presidente da CAVE, doutora Mychelle Pacheco Cintra Stadler; opromotor da 3ª ZE, doutor Alexandre Ramalho de Farias;e a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira.

Também estiveram presentes a juíza membro substituta da Corte do TRE-PR, desembargadora eleitoral Tatiane de Cássia Viese; o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy; a juíza da 3ª ZE, doutora Lydia Aparecida Martins; o juiz da 145ª ZE, doutor Irineu Stein Junior; a juíza da 174ª ZE, doutora Carla Melissa Martins Tria; e a juíza da 178ª ZE, doutora Vanessa Jamus Marchi.

Compareceram ainda a doutora Emma Roberta Palu Bueno, representando o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), doutor Paulo Henrique Golambiuk; o auditor fiscal Francisco Horst Bignardi Reinhardt; o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Claudio Stabile; o promotor de Justiça Régis Rogério Vicente Sartori, representando o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), doutor Francisco Zanicotti; além de auditores da Controladoria Geral do Estado do Paraná; servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9) e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4); estudantes, observadores, representantes partidários, integrantes da CAVE e demais servidoras e servidores do TRE-PR.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido